AMEAÇAS

Fiocruz: segurança com Fortinet 4r1o1g

Com a solução, a instituição evitou o ataque WannaCry. 184u1w

21 de novembro de 2017 - 16:59
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) adotou a solução FortiGate da Fortinet. Foto: Divulgação.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) adotou a solução FortiGate da Fortinet. Foto: Divulgação.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) adotou a solução FortiGate da Fortinet, empresa focada em segurança de rede de alto desempenho, para combater as constantes ameaças de vírus às suas redes de computadores.

Com a solução, a instituição evitou o ataque WannaCry, que atingiu mais de 200 mil em cerca de 150 países foram vítimas. O ransomware é capaz de criptografar as informações e bloquear o o de usuários ao computador, com liberação somente mediante pagamento. 

No Brasil, os ciberataques levaram várias empresas e órgãos públicos a tirarem sites do ar e desligarem seus computadores, como Petrobras, INSS e tribunais de justiça de diversos estados.

O FortiGate, implementado pela Fiocruz com o apoio da Real Protect no principal campus da Fundação, no Rio de Janeiro, fez parte da proteção da empresa durante o ataque do ransomware, em maio. 

A ferramenta identificou 390 tentativas de entradas não autorizadas e conteve todas elas. Além disso, foram bloqueados três dispositivos que tentaram ar IPs envolvidos nos ataques.

"Falando especificamente do WannaCry, assim que fomos informados pela Real Protect do ataque em escala global, traçamos uma estratégia de proteção e implementamos as recomendações necessárias no ambiente, em seguida recorremos ao FortiAnalyzer para acompanhar o cenário da instituição diante da ameaça. Para nossa surpresa e alívio, constatamos que os 390 ataques foram contidos", relata Misael Araújo, coordenador de Segurança da Informação e Comunicações da Fiocruz.

A Fiocruz é a maior instituição de pesquisa biomédica da América Latina, que também produz vacinas e medicamentos para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Atualmente, a Fiocruz está instalada em 10 estados e conta com um escritório em Maputo, capital de Moçambique, na África. Além dos institutos sediados no Rio de Janeiro, mantém unidades nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil, e escritórios no Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rondônia. 

Leia mais 59b1u

COLABORAÇÃO

(ISC)² tem comunidade online de segurança o5z

Há 2770 dias
DADOS

Deloitte tem falha gigante de segurança 6a3z13

Há 2800 dias
MAGENTA

T-Systems vende segurança no Brasil 425d4b

Há 2801 dias
MODERNIZAÇÃO

Copagaz investe R$ 41 milhões em TI 6s1h2s

SEGURANÇA

Mexichem adota firewall com CorpFlex 45696g

HPE

Duas Rodas renova TI com Sercompe 6g6r8