
Termos de uso mais simples para o usuário. Foto: flickr.com-photos-alumroot.
A ferramenta AppPrivacy busca facilitar a vida dos usuários de apps.
Os termos de uso dos aplicativos móveis geralmente são longos e complicados. Por isso, os usuários acabam aceitando mesmo sem saber o teor do conteúdo.
Uma pesquisa realizada pelo MEF, associação mundial que reúne empresas de conteúdo e comércio móveis, constatou que 28% dos apps mais populares no mundo não informam sua política de privacidade.
E entre os que fazem, a média é de 3.068 palavras, o que demanda cerca de 12 minutos para a leitura completa por um adulto.
Em resposta à pesquisa, a associação criou a ferramenta online e gratuita. O projeto foi desenvolvido por um grupo composto por representantes de empresas como AVG, InMobi, Mozilla e Vodafone.
O processo exige que o desenvolvedor responda a um questionário, em cerca de dez minutos. Um documento com linguagem mais simples e direta é criado e um código HTML é enviado para que seja embarcado no aplicativo.
As informações direcionadas aos interessados serão: nome da empresa e do app, local onde será distribuído, conteúdos que serão coletados e o destino deles, os objetivos da coleta de dados com detalhes e se os dados podem ser ados pelo usuário.
A Mobile Time fez testes e constatou que o produto é compreensível para a maioria dos consumidores e que pode ser lido e entendido em poucos minutos.
Por enquanto a AppPrivacy está disponível apenas em inglês. Versões em português, espanhol e em outras línguas serão lançadas no primeiro trimestre de 2014.