ENTREGAS

Expresso São Miguel usa Pulses no RH 1a4n2

Transportadora catarinense analisa melhor contribuições dos funcionários. 2n1b6v

19 de dezembro de 2022 - 09:39
A Expresso São Miguel conta com uma frota de mais 1,6 mil veículos e mais de 6 mil funcionários. Foto: Divulgação

A Expresso São Miguel conta com uma frota de mais 1,6 mil veículos e mais de 6 mil funcionários. Foto: Divulgação

A transportadora de cargas fracionadas Expresso São Miguel adotou a plataforma da Pulses para analisar dados coletados em pesquisas com funcionários.

O objetivo é gerir melhor os contatos dos funcionários com recomendações, reclamações ou pedidos de melhorias, além de aumentar a quantidade de respostas nas pesquisas internas de clima organizacional.

Assim, a transportadora estruturou uma subárea do setor de Gestão de Pessoas, chamada Clima e Desempenho. 

Com ela, começaram a exportar os dados da ferramenta para uma planilha, para fazer uma análise e uma leitura mais aprofundada das informações que possuíam.

Os dados foram separados em categorias e subcategorias, de acordo com assuntos e temas, e a empresa determinou quem seriam os responsáveis por responder cada questão. 

Em abril deste ano, havia mais de 1,6 mil sugestões acumuladas. Esse número ultraou os 4 mil depois da melhoria da Caixa de Sugestões, com uma taxa de resposta de 94%. 

"Nós tínhamos algumas impressões, mas a ferramenta trouxe insumos concretos para saber exatamente onde precisávamos agir. Por exemplo, nós tínhamos uma boa nota para estrutura, mas várias sugestões de pequenas melhorias. Sabíamos que algumas pessoas estavam insatisfeitas com alguns benefícios, mas não sabíamos quantas. Dessa forma, também conseguimos um diálogo mais direto com a equipe”, explica Indianara Petter, coordenadora de DHO da Expresso São Miguel.

Com as mudanças feitas, a taxa de adesão da plataforma ou de 17% para quase 70% em pouco mais de um ano.

Assim, a Expresso São Miguel conseguiu implementar diversas melhorias, como reajuste na remuneração, plano odontológico e a troca do vale refeição para alimentação, para ser usado em supermercados. 

“Nós fizemos uma campanha chamada ‘você sugeriu, a Expresso São Miguel melhorou’, destacando todas essas ações, tanto de forma global quanto em cada uma das nossas 19 unidades. Algumas ganharam um upgrade no espaço de descanso, por exemplo, seja com geladeira, microondas, ampliação de banheiros ou vestiários com mais armários. Foi uma forma de demonstrar que estávamos atentos e realmente agindo nas questões que as pessoas estavam nos trazendo”, afirma Petter.

Em relação aos índices de engajamento, algumas cidades cresceram mais de 14%. 

Em Cascavel, a taxa era de 79% de funcionários engajados em janeiro. Em agosto, o número ou para 93%. Já em Chapecó, o índice saltou de 73% para 88% em seis meses, e em ville a unidade começou o ano com uma taxa de 39% e de abril a junho ou para 100% de adesão.

“As nossas métricas de engajamento melhoraram e acabaram refletindo também em outros indicadores, como desenvolvimento profissional e carreira. Algumas unidades inclusive saíram de um score de 6 para 8. No global, temos uma média de engajamento de quase 90%. É um índice super relevante inclusive para a nossa estratégia de marca empregadora”, declara Petter.

Outra mudança na empresa foi a atuação dos líderes de cada unidade junto com o RH, que debatem as melhores práticas a serem feitas em um evento mensal chamado Lideranças em Conexão.

Nele, cada gestor precisa levar qual dimensão está mais baixa e o que mais tem impactado seu time, de acordo com os dados da ferramenta, e propostas de ação. 

“Nós temos uma meta de 60% de adesão em todas as unidades, e em agosto conseguimos bater. É um grande orgulho para nós ver o nosso time tão engajado, porque estamos falando de quase 5 mil pessoas. Queremos proporcionar uma boa experiência para a nossa equipe, e entendemos que a escuta ativa e contínua é a melhor ferramenta para alcançar esse objetivo”, finaliza a coordenadora.

Fundada em 1995, a Expresso São Miguel possui sede em Chapecó, em Santa Catarina, e conta com 19 unidades, mais de 153 pontos de coleta e entrega, uma frota de mais 1,6 mil veículos e mais de 6 mil funcionários.

Com presença em mais de 820 cidades, a transportadora foi certificada pelo GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar em 2020/2021.

Fundada em 2016 em Itajaí, a Pulses atua com uma plataforma SaaS customizável para monitorar, continuamente, o clima organizacional, engajamento e performance de equipes em organizações de diferentes portes e setores.

O sistema acompanha a opinião dos colaboradores com perguntas enviadas semanalmente por email, aplicativo próprio, SMS ou Slack.

Desde a fundação, a Pulses diz ter triplicado de tamanho anualmente e, hoje, atende cerca de 600 clientes de todos os portes e segmentos com mais de 550 mil colaboradores.

Em 2021, a empresa recebeu um aporte de R$ 3 milhões vindos de um novo fundo da Invisto e da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

No portfólio, estão nomes como Stone, iFood, Energisa, Dasa, Grupo Pão de Açúcar, Via Varejo, C&A e Lojas Americanas.

Leia mais 59b1u

VENDAS

Brandili: projeto de R$ 14 mi com Salesforce 5s4p4t

Há 891 dias
VIAGENS

CVC adota Oracle Responsys 72544n

Há 892 dias
DATA DRIVEN

Banco ABC Brasil migra para Google Cloud o724k

Há 892 dias
HOME OFFICE

Eurofarma: soluções Google com Gentrop 2e7021

ADVOCACIA

Lefosse adota soluções da Netskope 5w6h4g

NUVEM

Banco VR migra para AWS 6s162w