.png?w=730)
(Foto: Instagram)
A ESG Now, plataforma porto-alegrense de gestão de governança ambiental, social e corporativa, foi uma das três startups selecionadas no pitch day do desafio de inovação e sustentabilidade da Lojas Renner, uma das maiores varejistas do ramo da moda no Brasil.
Na manhã da última quarta-feira, 9, as startups apresentaram suas propostas na sede da varejista, em Porto Alegre. Os pitchs precisavam estar alinhados ao cumprimento das metas de sustentabilidade que a Renner estabeleceu para atingir até 2030.
Fundada em 2021 pelos sócios Elias Neto (CEO), Rafael Corrêa (CTO) e Othavio Laube (COO), a ESG Now oferece uma solução digital que atua desde a estratégia até a execução, com indicadores de performance, bem como com certificações e auditorias.
Através da plataforma, é possível digitalizar o processo de coleta de dados para a elaboração de inventários corporativos de emissões de gases efeito estufa (GEE), automatizar a realização de cálculos de emissão, além de obter relatórios e dashboards para a visualização e análise de resultados, com gráficos e ícones interativos.
Entre os clientes da startup, estão nomes como Qair, Solar Coca-Cola, Arezzo, Artecola, Grupo Conceito e Soprano.
As outras duas startups classificadas são: a Aiper, paulista focada na produção de bio pigmentos microbianos utilizando resíduos agrícolas via fermentação para a indústria têxtil e cosmética; e a Rittec, empresa alemã que desenvolve e comercializa tecnologias de reciclagem para recuperar resíduos mistos de poliéster e PET.
Junto à ESG Now, ambas irão avançar para a etapa de prova de conceito, prevista para acontecer até o final do ano, dentro do ambiente da Renner. Após essa fase, a varejista definirá quais startups apresentam potencial para contratação como parceira.
“Temos trabalhado com uma visão de inovação bastante transversal em prol da sustentabilidade e esta estratégia vem nos conectando a muitas startups parceiras que escalaram suas soluções e nos trouxeram vantagem competitiva. A expectativa agora é que possamos identificar novas soluções para alcançarmos a neutralidade climática do nosso negócio até 2050”, destaca Eduardo Ferlauto, gerente geral de sustentabilidade da Renner.
Para o desafio, que tinha como chamada “como a sua startup pode ajudar a Renner a evoluir e desenvolver sua cadeia de fornecimento de forma mais circular e regenerativa a fim de alcançar a neutralidade climática?”, a varejista contou com a The Bakery, britânica especialista em inovação corporativa.
No total, 158 startups de 17 países participaram da chamada, lançada no início de julho.
Constituída em 1965, a Lojas Renner abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa. A empresa está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3.
Atualmente, são mais de 660 lojas em operação, considerando as marcas Renner, Camicado, Youcom, Ashua Curve & Plus Size e Rea.
Fundada em Londres em 2012, a The Bakery opera no Brasil há seis anos com a liderança dos sócios e cofundadores Felipe Novaes e Marcone Siqueira. A empresa presta consultoria de inovação para companhias como Natura, Vale, Sanofi Medley e Itaú.