NUVEM

Data center da Oracle abre até novembro 1t6m23

A nova estrutura será destinada a ofertas de IaaS e PaaS. 6971l

15 de agosto de 2017 - 16:08
Rodrigo Galvão, presidente da Oracle no Brasil. Foto: Divulgação.

Rodrigo Galvão, presidente da Oracle no Brasil. Foto: Divulgação.

O segundo data center da Oracle no Brasil será inaugurado entre outubro e novembro de 2017.

A informação é do presidente da Oracle, Rodrigo Galvão, que esteve em Porto Alegre nesta terça-feira, 15, e conversou com exclusividade com a reportagem do Baguete Diário.

Galvão não abriu o local do empreendimento, mas adiantou que a nova estrutura será destinada a ofertas de infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS).

Com isso, o primeiro data center da empresa no país, localizado em Campinas, terá foco no segmento de software como serviço (SaaS).

“A computação em nuvem democratiza a tecnologia. Assim, a Oracle pode atender desde PMEs que nascem no mundo digital até grandes empresas que estão se adaptando e transformando sua operação”, relata o executivo.

Galvão está no cargo de presidente da Oracle no Brasil desde junho, quando assumiu a posição deixada em novembro do ano ado por Cyro Diehl. O novo líder está na companhia há 16 anos, quando iniciou sua carreira como estagiário da Oracle.

O discurso de reforçar as ofertas em nuvem está alinhado com a estratégia global da Oracle, que terá seus três pilares oferecidos no Brasil com o novo data center, se igualando a empresas como IBM e Amazon, que já tem seus centros aqui há mais tempo. 

No ano ado, Larry Elisson, presidente da companhia, colocou a entrada no mercado de infraestrutura como serviço como mais um o da Oracle na corrida da computação na nuvem, no qual o executivo acredita ter deixado outros concorrentes para trás.

Para Elisson, a Oracle venceu a SAP na categoria de software como serviço (SaaS) em aplicações como software de gestão, e a IBM quando o tema é plataforma como serviço (PaaS), em ofertas de middleware e analytics.

Com os investimentos no segmento, o objetivo da empresa - disparado por Elisson no Oracle Open World de 2016 - é tirar a Amazon da liderança do mercado de computação em nuvem.

A missão, no entanto, ainda está longe de ser alcançada. De acordo com um relatório da Canalys divulgado em fevereiro de 2017, a Amazon lidera o mercado de infraestrutura em nuvem com uma fatia de 33,8%. 

Microsoft, Google e IBM, que ocupam o 2º, 3º e 4º lugar, chegam, somadas, a apenas 30,8% do mercado. A Alibaba ocupa a 6ª posição, com participação de 2,4%, seguida pela Oracle, com 1,7%.

Todas as outras empresas do segmento, somadas, ficam com uma fatia também menor do que a da Amazon.

Leia mais 59b1u

PRATA DA CASA

Galvão assume Oracle no Brasil z4v3

Há 2911 dias
CONTRATAÇÃO

Oracle tem novo diretor de alianças 516744

Há 2894 dias
EUROPA

Oracle aumenta equipe de nuvem 126x5x

Há 2870 dias
TELECOM

Aloo entra em cloud com Oracle 554f4k

PESQUISA

Gartner indica 11 ERPs brasileiros 4q183c

CARREIRA

Carmela deixa marketing da Oracle 4a686m

VAREJO

Lojas Renner: agora é tudo com Oracle 596w6k

CARREIRA

Oracle tem novo VP de marketing 195a3s