A Apple ampliou significativamente sua participação no mercado de notebooks, netbooks e tablets PCs graças ao sucesso do iPad, como informa o site TI inside.
Segundo dados da Display Search, a fabricante encerrou o terceiro trimestre na terceira posição no ranking, superando a Dell, na quarta posição, com representatividade de 11% no mercado. Os primeiros lugares são da HP, que fechou o período com market share de 17,%, seguida pela Acer, com 16,5%. Em quinto lugar ficou a Toshiba, com 8% de participação de mercado.
O iPad respondeu por 4,19 milhões de unidades dos 6.3 milhões vendidos pela Apple. Esse aumento fez a companhia obter participação de 12,4% no mercado mundial no terceiro trimestre.
Só na América Latina, a indústria vendeu 3,7 milhões de PCs móveis nesse período, um aumento de 34,7% em relação ao mesmo período de 2009 e de 7,9% frente o segundo trimestre.
No mundo todo, foram vendidos 55,2 milhões de PCs móveis no terceiro trimestre, número 18,7% superior aos 46,5 milhões comercializados no mesmo período de 2009.
Comparado com o segundo trimestre, quando foram vendidos 50,4 milhões de computadores portáteis, o resultado do período de julho a setembro representa um crescimento de 9,6%.