TROCA

ClearSale tem novo CEO 3c4m4e

Eduardo Mônaco substitui Bernardo Lustosa, que estava no cargo desde 2018. 303q3g

16 de maio de 2023 - 10:46
Eduardo Mônaco, novo CEO da ClearSale. Foto: Divulgação

Eduardo Mônaco, novo CEO da ClearSale. Foto: Divulgação

A ClearSale, líder no mercado brasileiro de detecção de fraude em compras no comércio eletrônico, promoveu Eduardo Mônaco para o cargo de Chief Executive Officer (CEO).

Mônaco substitui Bernardo Lustosa, que entrou na empresa em 2008 e assumiu como CEO em 2018, sendo responsável por liderar a oferta pública inicial da companhia (IPO, na sigla em inglês).

Lustosa, que possui 8,7% do capital da ClearSale, agora assume uma cadeira no conselho e ajudará a área de tecnologia a criar novos produtos.

Conforme o Brazil Journal, o processo de transição do cargo estava acontecendo desde novembro do ano ado, quando Mônaco assumiu a posição de diretor presidente.

Até então, o executivo atuava como Chief Operation Officer (COO) desde 2019, quando entrou na empresa.

Anteriormente, ou pelas varejistas Dafiti, como diretor de marketing e vendas para a América Latina; e Minuto Seguros, como diretor executivo de produto, marketing e analytics.

Outras experiências de Mônaco incluem Riachuelo, C&A e Grupo Pão de Açúcar.

O executivo também atua como professor em cursos de pós-graduação e MBA na Fundação Instituto de istração (FIA) há mais de 13 anos.

Ainda de acordo com o Brazil Journal, o novo CEO pretende escalar segmentos recém-criados, como o sistema antifraudes focado no Pix e a vertical de análise de crédito, que quer concorrer com companhias como Serasa e Boa Vista. 

“Queremos ser uma empresa mais de marketing e vendas do que somos hoje”, declarou o executivo.

A ClearSale foi fundada em 2001, quando Pedro Paulo Chiamulera, corredor de 110 e 400 metros com barreiras que representou o Brasil nas Olimpíadas de Barcelona e Atlanta, e se aposentou do esporte aos 33 anos.

Chiamulera havia cursado ciência da computação e se aliou a Bernardo Lustosa, um estatístico com PhD em istração de empresas, para montar uma solução antifraude para um então jovem e-commerce chamado Submarino.

Hoje, a empresa tem como clientes nove entre as 10 maiores operações de e-commerce do país, com exceção do Mercado Livre.

A ClearSale usa seu imenso data lake, com Fs, celulares, localização e outros registros digitais, para aprovar transações conhecidas como “card not present”, em que o consumidor precisa digitar o cartão.

Mais recentemente, a empresa começou a diversificar sua receita atendendo um outro nicho de mercado: bancos digitais e outras fintechs, que usam sua tecnologia antifraude no processo de onboarding de clientes. Esse negócio já representa cerca de 25% do seu faturamento.

Leia mais 59b1u

AGRONEGÓCIO

BASF tem nova gerente de inovação 4t2t4z

Há 739 dias
PLATAFORMAS

Queiroz, ex-Sonda, está na Intcom 463b6v

Há 739 dias
CROSS-SELL

Ex-VTEX é novo diretor da Locaweb 5a2b29

Há 740 dias
RH

Ex-Senior é novo O da Sólides 5k4g10

COMANDO

Twitter terá She-EO a47s

APERTANDO O CINTO

Microsoft: sem aumento salarial em 2023 5e3t12