MERCADO

Cisco entra no mercado de chips 323e6i

Até agora, os chips da Cisco estavam disponíveis apenas como componentes de suas máquinas. 2ze2e

12 de dezembro de 2019 - 13:06
Chuck Robbins, CEO da Cisco. Foto: Divulgação.

Chuck Robbins, CEO da Cisco. Foto: Divulgação.

A Cisco começou a fornecer chips switch para grandes operadoras de data center, como Microsoft e Facebook. O movimento abre uma nova fonte de receita em projetos com os clientes de equipamentos de rede.

O Cisco Silicon 1 é um semicondutor que já está sendo usado pela Microsoft e pelo Facebook em equipamentos de rede cruciais. A Cisco agora está oferecendo os chips a todos os seus clientes, independentemente de comprarem suas máquinas de rede. 

Anteriormente, os chips da Cisco estavam disponíveis apenas como componentes de suas máquinas.

Para a Bloomberg, a mudança para venda de chips independente é um desvio do modelo de negócios que fez da Cisco uma das maiores empresas do setor de tecnologia: as combinações proprietárias de hardware e software da Cisco constituem a espinha dorsal de grande parte da internet e das redes corporativas, e esses produtos geram a maior parte da receita da empresa. 

A nova iniciativa tem o potencial de atrair negócios de clientes que desejam construir suas próprias máquinas em vez de comprar pacotes inteiros. Ela também coloca a Cisco em concorrência direta com seus fornecedores - Intel e Broadcom - que também produzem chips que a fabricante de equipamentos de rede usa em alguns de seus produtos.

Chuck Robbins, CEO da Cisco, tem trabalhado para adaptar a Cisco ao novo modelo de negócios de infraestrutura de internet, que tem se afastado do modelo em que fornecedores oferecem todas as necessidades por meio de combinações bloqueadas de hardware e software. O caminho da empresa é trabalhar com serviços e software de rede. 

No entanto, o segmento de hardware ainda gera mais da metade do faturamento da companhia.

A mudança para a venda de componentes é uma tentativa de obter pedidos dos “hyperscalers”, como Microsoft, Google e AWS, um grupo que se afasta cada vez mais das ofertas da Cisco e equipa seus data centers com computadores e equipamentos de rede projetado em casa. 

Os grandes fornecedores de computação em nuvem contribuem com apenas 2% das vendas totais da Cisco, de acordo com o analista Simon Leopold, da Raymond James.

Os chips switch desempenham a função de decidir para onde os pacotes de dados devem ir em uma rede de computadores. Eles foram projetados para lidar com essa tarefa em grande velocidade. A Broadcom é a maior fornecedora desse tipo de chip como componente individual e possui até 80% de participação, segundo Leopold.

Leia mais 59b1u

SOLUÇÕES

Oi quer ser um player de TI para valer 1k1v5m

Há 1998 dias
TENDÊNCIA

Por que as redes Blockchain vão revolucionar as relações corporativas 2a5k3t

Há 2011 dias
LIDERANÇA

Cisco tem novo diretor da AppDynamics para o Brasil q1u51

Há 2022 dias
EXCLUSIVO

Campelo é CEO da Atos para América do Sul 2z1y9

FAMÍLIA

Cisco inaugura a licença netinho s251f

LIDERANÇA

Ripper, ex-Cisco, no conselho da BR 1i1xc

MAIS UMA

Salesforce adquire Clicksoftware por US$ 1,3 bilhão 5v361j

PRISMA

VALE DO SILÍCIO

Send4 é acelerada pela 500 Startups 2bg39

CARREIRA

Brasileira é case no Business Insider 3420h