.png?w=730)
Com quase 50 anos de história, o CIASC presta atendimento em nível municipal, estadual e federal nos âmbitos Executivo, Legislativo e Judiciário (Foto: MPC-SC)
O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), estatal de tecnologia catarinense, adotou soluções da Commvault e Huawei com a Zoom Tecnologia, integradora de serviços de TI, para se adequar às demandas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com investimento de R$ 7 milhões, o projeto tinha como principal objetivo reforçar a atenção da organização à proteção de dados, em especial nas Secretarias e organizações públicas, em que as informações dos contribuintes são críticas aos processos.
Para tanto, o sistema antigo de backup da estatal foi substituído por uma plataforma de software da Commvault e um storage híbrido da Huawei com 1 Petabyte de capacidade líquida.
Com as soluções, a empresa expandiu em 60% a capacidade do seu sistema de armazenamento de dados. Agora, conta com 600 Terabyte adicionais disponíveis em seu data center, num total de 1,5 Petabytes de capacidade.
Segundo Rodrigo Santos, diretor de operações da Zoom Tecnologia, essa combinação permitiu automatizar o armazenamento do backup local em disco e realizar o envio de cópias secundárias de forma otimizada para a nuvem, oferecendo maior segurança aos dados.
De acordo com a estatal, os investimentos trouxeram maior proteção aos dados e segurança ao data center, assim como melhor desempenho e agilidade no processamento e o à informação.
Aos clientes internos do CIASC, a organização destaca a agilidade para realizar operações do tipo self service.
Nesse modelo, os usuários habilitados têm autonomia para gerenciar seus próprios dados, interagindo diretamente com a plataforma Commvault de forma simplificada, e fazer cópias e restaurações de arquivos e pastas.
Além disso, é possível realizar o controle do volume de dados em Gigabytes que seus backups ocupam.
Outra vantagem foi a redução do espaço físico ocupado e, consequentemente, menor consumo de energia elétrica em decorrência da compacticidade da solução.
Desde a implementação, o CIASC ou a proteger 3 mil máquinas virtuais e um volume total de 1 Petabyte de dados da produção, contando com e técnico da Zoom Tecnologia em tempo integral.
Agora, a empresa projeta novas aquisições com a ajuda de sua nova capacidade de armazenamento em bancos de dados relacionais e não relacionais, bem como de outros tipos de dados.
Com quase 50 anos de história, o CIASC presta atendimento em nível municipal, estadual e federal nos âmbitos Executivo, Legislativo e Judiciário.
Desde 2015, a organização atua como um órgão executivo das políticas, da gestão e dos serviços, agregando às suas funções a atribuição de padrões de tecnologia da informação e governança eletrônica aos órgãos e entidades da istração pública estadual.
No mercado desde 2004 e com sede em Palhoça, Santa Catarina, a Zoom Tecnologia é especializada em infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com soluções para data center, redes e comunicação sobre IP.
São mais de 5,8 mil clientes atendidos por mais de 300 colaboradores alocados em mais de oito escritórios espalhados pelo Brasil.
Entre seus clientes, estão Dataprev, Serpro, Mandic, Sabemi, Sesi, Defesa Civil de Santa Catarina, BNDES e Câmara dos Deputados.