SEGURANÇA

Centro de Comando POA pronto pra Copa x185i

Estrutura será um dos espaços-chave para a estratégia de segurança durante a Copa do Mundo, que se inicia na próxima semana. 2f864

02 de junho de 2014 - 11:17
Governador Tarso Genro esteve na inauguração do CICC. Foto: divulgação.

Governador Tarso Genro esteve na inauguração do CICC. Foto: divulgação.

Foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira, 02, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), espaço que centralizará os trabalhos de monitoramento e gestão da segurança pública na capital gaúcha.

A estrutura, que fica no prédio da Secretaria da Segurança Pública, no centro da cidade, será um dos espaços-chave para a estratégia de segurança durante a Copa do Mundo, que se inicia na próxima semana.

O local abrigará diversas instituições da segurança pública, saúde, mobilidade urbana e defesa do Estado, do município, do país e representantes de polícias do exterior.

Depois do evento, o local, que é resultado de um investimento de R$ 40 milhões do Ministério da Justiça, continuará a serviço da segurança no estado mesmo após o evento esportivo.

A ação do CICC focará principalmente nos pontos com maior concentração policial, como o entorno do Estádio Beira-Rio e o Caminho do Gol - 3,5 km começando no Mercado Público, seguindo pela Avenida Borges de Medeiros, Avenida Padre Cacique, até o cruzamento com a Avenida José de Alencar - com cerca de mil servidores de diversos órgãos.

Também serão priorizados pontos turísticos, Acampamento Farroupilha, estacionamentos de ônibus de turistas, hotéis e FanFest - no Anfiteatro Pôr-do-sol. O número de servidores nesses locais vai variar conforme os horários e dias dos jogos. Para a capital gaúcha, são esperados 270 mil turistas.

Ao todo, serão 5,2 mil servidores da segurança pública durante a Copa do Mundo em Porto Alegre, que ficarão envolvidos somente com ocorrências do evento. 270 deles ficarão no CICC.

As soluções para o centro de comando são de um consórcio encabeçado pela Agora Telecom e firmado com o Governo Federal. Com 40% de participação, a empresa dividirá o contrato licitado em R$ 244 milhões com a Unisys, Comtex e Módulo.

O acordo prevê o fornecimento de serviços de radiocomunicação, telefonia, redes (LAN e WLAN), videoconferência de alta definição para os centros.

As quatro companhias contarão com a parceria das multinacionais Mitel, Magor e Motorola Solutions e Extreme Networks, que entrarão com os equipamentos de rede e infraestrutura adicional, atendendo os pré-requisitos de segurança exigidos pelo ministério.

Leia mais 59b1u

CYBERSQUATTING NA MIRA

Registro na web preocupa empresas g664y

Há 4091 dias
SEGURANÇA

TI, pressionada para deixar segurança para lá 2d3oi

Há 4089 dias
TRÁFEGO DE REDE

Mineração Taboca investe em segurança x6c6p

Há 4077 dias
SOLUÇÃO URBANA

São Bernardo: Fort Knox para segurança 19562d

TECNOLOGIA

Thinkware lança câmera de segurança para carros 6o5m58

EXECUTIVOS

Ex-RSA é o novo VP de Segurança da CA 2s2j8

IMPLANTAÇÃO

Trend Micro: segurança na 1ª ZPE do país 1m1p2i

SOFTWARE LIVRE

Segurança e privacidade serão tema do Fisl 15 5ipb

EITA

Ingresso.com: falhas graves de segurança? 3a5w4j

EVENTO

NIC.br discute engenharia e segurança em SC p2539

DATA CENTERS

Fortinet: segurança na Copa do Mundo 1n6v3g