
Foto: Depositphotos
A C6 Captured, desenvolvedora canadense de créditos de carbono, contratou a The Bloomington Group, outra canadense que oferece soluções de inteligência artificial da IBM, para medir remotamente o sequestro de carbono na Amazônia e nas florestas paraguaias do Chaco, a segunda maior da América do Sul.
O sequestro de carbono designa o processo de retirada de gás carbônico da atmosfera e, geralmente, é feito por meio da fotossíntese das plantas e pela absorção do oceano e do solo.
As florestas desempenham um papel crucial no combate às mudanças climáticas à medida que absorvem mais de 7 bilhões de toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente.
A plataforma da C6 calcula a biomassa acima do solo e a converte em unidades de carbono viáveis comercialmente, permitindo a detecção de sinais precoces de perturbação florestal para garantir a permanência de créditos de carbono para o mercado voluntário de carbono.
Os créditos de carbono são unidades de medida que correspondem a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente.
A partir deles, é possível calcular a redução das emissões de gases do efeito estufa e seu valor de comercialização.
Nesse cenário, a plataforma da C6 Captured opera como uma calculadora e alavanca as tecnologias de IA da IBM para agilizar o processo de monitoramento de sequestro de carbono.
As tecnologias incluem o IBM Environmental Intelligence Suite e o modelo geoespacial da IBM, construído a partir de dados de satélite da Nasa, para monitorar remotamente a biomassa acima do solo através de imagens de satélite históricas e atuais. Este processo possibilita à C6 relatar com precisão o sequestro de carbono.
O IBM Transparent Supply também é usado para fornecer uma garantia adicional de qualidade de crédito de carbono, segurança e transparência de dados. Essa tecnologia permite a criação de um registro impossível de ser falsificado de créditos de carbono em blockchain, garantindo que as companhias possam confiar na autenticidade de seus investimentos.
Criada em 2022, a C6 Captured é um desenvolvedor de crédito de carbono emergente dedicado a criar soluções sustentáveis para um clima em rápida mudança. Seu foco recai sobre a Amazônia e as Florestas do Chaco, que se estendem pela Argentina, Bolívia, Paraguai e Brasil.
A empresa realiza inventários florestais, monitoramento florestal e crédito garantido por meio da tecnologia blockchain da IBM.
Seu CEO é Silvio Teixeira, executivo com mais de 35 anos de experiência com agens pela Cargill e Renessen Inc. Biotech.
No mercado desde 2012 e com sede em Ancaster, Ontário, no Canadá, o The Bloomington Group é uma consultoria que oferece soluções tecnológicas baseadas em IA. A empresa é parceira da IBM e atende clientes de setores como varejo, B2B, manufatura, utilidades, design urbano e agricultura.