DIZ O GLOBO

Brasil teve sede de espionagem dos EUA 4n182s

Brasília teria tido base da ANS e CIA, que realizaram espionagem mundial via satélite até 2002. 3l446y

08 de julho de 2013 - 13:06
Você está sendo espionado. Foto: flickr.com/photos/holster

Você está sendo espionado. Foto: flickr.com/photos/holster

O jornal O Globo afirma em reportagem desta segunda-feira, 08, que Brasília foi sede de uma base da Agência Nacional de Inteligência (NSA) e da Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA).

No local, era realizada, até 2002, espionagem mundial por meio de satélites. Conforme as recentes revelações do ex-técnico da NSA e da CIA, Edward Snowden, os Estados Unidos tinham uma rede de 16 bases no mundo, sendo a da capital federal a única da América Latina.

No mês ado, o americano delatou as operações de vigilância de comunicações realizadas pela NSA dentro e fora dos Estados Unidos.

Os documentos apresentados na reportagem afirmam que o “objetivo era obter sinais de inteligência captados no exterior” por agentes americanos que operavam com a fachada de “diplomatas” e analisavam as informações compiladas pelas redes de satélites, que operavam inclusive na área comercial.

“Os satélites comerciais são usados no mundo inteiro por governos estrangeiros, organizações militares, empresas, bancos e indústrias”, explica um dos documentos.

Também existe um conjunto de documentos da NSA, de setembro de 2010, que dão a entender que seriam alvos da agência escritórios da Embaixada do Brasil em Washington e da missão brasileira nas Nações Unidas, em Nova York.

Em outra matéria, do último sábado, 06, o jornal carioca afirmou ter ado documentos que também apontam que o Brasil era um dos principais alvos da espionagem, realizando o monitoramento de ligações e mensagens de pessoas e empresas no país.

A reportagem – que é assinada Glenn Greenwald, que publicou no britânico The Guardian as primeiras informações do tema – afirma que em janeiro ado o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados.

Para a coleta de informações, supõe-se que tenha sido utilizado o software o Fairview, desenvolvido pela NSA em parceria com empresas privadas de telecomunicações, tanto americanas quanto brasileiras, não reveladas.

GOVERNO QUESTIONA EUA
Ainda no domingo, 07, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o governo brasileiro está preocupado com as notícias.

A presidente Dilma Rousseff se reuniu com seis ministros para discutir o tema e para exigir explicações ao governo americano.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a Polícia Federal investigará eventuais contratos de empresas de telecomunicações que incluam transferência de informações para os Estados Unidos.

Já a Anatel anunciou que vai questionar as empresas de telecomunicações sobre possível troca de informações.

Leia mais 59b1u

RMS

Sorria, você está sendo (muito) vigiado 1w4zf

Há 4341 dias
RED OCTOBER

Kaspersky detecta rede mundial de espionagem 42215b

Há 4511 dias
ESPIONAGEM?

Governo vigiará ações de manifestantes na web 645a72

Há 4356 dias
PRIVACIDADE

MIT mostra metadados do seu Gmail g6t36

Espião russo trabalhava na Microsoft 4y484e

ESPIONAGEM

Chineses roubam dados de AutoCAD no Perú 3x1u55

Avira: internauta é ingênuo frente a cibercrime 5w1b49

SEGURANÇA PÚBLICA

IBM e Cisco na segurança da Copa 3z206u

OPEN GPS

Lei propõe abrir dados dos táxis em POA 2834i

SP: quebras de sigilo envolvem operadoras 1h2y19