Tamanho da fonte: -A+A f3m3k

Pesquisa indica melhores destinos para investimentos corporativos. Foto: flickr.com/photos/16048742@N08.
A Maplecroft, empresa de gestão de risco e de pesquisa, lançou nessa quarta-feira, 27, o seu Atlas de Oportunidades de Crescimento (GOA). A pesquisa avaliou 173 países e suas perspectivas para os próximos 20 anos.
Porém, o Brasil, assim como a Rússia, saiu do time dos 30 mercados líderes de expansão, caindo de 6° colocado para 32°.
De acordo com o relatório, os dois países tiveram um ritmo mais lento de reforma estrutural e econômica durante a última década. Além disso, usaram as receitas para consumo, como em transferências sociais e no aumento das folhas de pagamento do governo, e não em investimentos para crescimento de longo prazo.
Nos próximos cinco anos, o Brasil deve crescer menos de 3% ao ano.
O oposto ocorreu com a Índia, que atingiu a primeira posição, fazendo a China cair para 2° lugar. A Indonésia é a 3° colocada, seguida de Malásia, Bangladesh e Arábia Saudita, única nação não asiática entre as 10 primeiras.
A Indonésia, a Nigéria e a Turquia, receberam destaque no estudo, por serem países considerados mercados de oportunidade-chave em médio prazo, com potencial para investimentos empresariais.
Os Estados Unidos subiram 15 posições e agora aparecem no 16° lugar, a Austrália evoluiu 11 colocações desde o último relatório, ficando em 28° e a Alemanha pulou nove lugares e está no 29°.
A Maplecroft fez o ranking avaliando o desempenho econômico, as condições atuais e as recentes reformas estruturais e demográficas.