CIBERSEGURANÇA

Brasil fica em 18º em ranking do MIT 5a3p5t

Lista voltada à segurança cibernética tem um total de 20 países. 5u1467

09 de janeiro de 2023 - 16:14
Foto: Deposit Photos.

Foto: Deposit Photos.

A MIT Technology Review, revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), classificou o Brasil em 18º lugar, em um total de 20 países, em um ranking de cibersegurança, capacidades organizacionais e iniciativas políticas.

Intitulado The Cyber Defense Index 2022/23, o estudo foi realizado com a Code42, empresa americana de software de segurança cibernética.

Para montar o ranking, a publicação mediu em que grau esses países adotaram práticas tecnológicas que permitem aprimorar sua resiliência diante de ciberataques e qual a eficácia dos governos e seus quadros políticos em promoverem transações digitais seguras.

A partir disso, foram analisados quatro pilares. Especificamente neles, o Brasil figura em diferentes posições: infraestrutura crítica (17º lugar), recursos de cibersegurança (16º lugar), capacidade organizacional (18º lugar) e compromisso político (19º lugar).

No total, o Brasil acumula uma pontuação de 4,75 de 10, ficando atrás de economias como Índia, México, Arábia Saudita, Espanha, Alemanha, China, Itália, Suíça, Japão, França, Reino Unido e Polônia.

O top cinco do ranking é composto pela Austrália, em primeiro lugar, com uma média de 7,83 pontos. Em seguida, vem Países Baixos (7,61), Coreia do Sul (7,41), Estados Unidos (7,13) e Canadá (6,94).

Abaixo do Brasil ficaram apenas a Turquia e a Indonésia, com 4,26 e 3,46 pontos, respectivamente.

No relatório, a MIT Technology Review ainda define México, Índia, Brasil, Turquia e Indonésia, como os “esforçados” do grupo, nações que estão fazendo um progresso lento em direção a um ambiente de defesa cibernética eficaz, mas que ainda experienciam carência de investimentos e regulamentações.

"O Brasil está classificado em 18º lugar geral. No entanto, em agosto de 2022, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) realizou sua primeira consulta pública para criar uma agenda regulatória que busca em grande parte emular o atual padrão-ouro do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, vigente na União Europeia", ressalta  Laurel Ruma, diretora editorial da MIT Technology Review Insights.

Originalmente criada em 1899 nos Estados Unidos, a MIT Technology Review é a publicação mais antiga de seu nicho no mundo. A versão brasileira foi lançada em outubro de 2020.

O MIT, por sua vez, foi fundado em 1861 e atua como uma universidade privada de pesquisa, em Cambridge, Massachusetts. 

Até hoje, a instituição já formou mais de 120 mil alunos, com um corpo docente e discente que soma 85 prêmios Nobel.

Em 2022, a Quacquarelli Symonds, empresa britânica especializada na análise de instituições de ensino superior mundialmente, nomeou o MIT como a melhor universidade do mundo pelo décimo ano consecutivo.

Já a Code42, com sede em Mineápolis, Minnesota, está no mercado há mais de 20 anos. A companhia oferece segurança de dados para mais de 50 mil organizações com auxílio de um time de 500 funcionários.

Leia mais 59b1u

ENERGIA

ONS: mais de 700 empresas precisam melhorar cibersegurança 1f1w53

Há 871 dias
VAZAMENTO

Air -KLM: dados de clientes são expostos 514h4e

Há 871 dias
INVASÃO

CNJ: Moraes determina sua própria prisão 1y5145

Há 875 dias
TRANSPORTE

SPTrans: vazam dados de 13 milhões de usuários z4r2x

MERCADO

Grupo Coutinho aposta em segurança com Fortinet 672xy

SELOS

Grupo CISS obtém certificações de segurança e privacidade 4rw20