FINANCEIRO

Bradesco investe em criptografia quântica com IBM 65v3u

Banco vai implementar plataforma da multinacional e fazer parte de rede global sobre o tema. 6v2i3j

01 de agosto de 2023 - 12:29
Cíntia Barcelos, diretora de tecnologia do Bradesco. Foto: divulgação.

Cíntia Barcelos, diretora de tecnologia do Bradesco. Foto: divulgação.

O Bradesco, segundo maior banco do Brasil, vai ampliar seu relacionamento com a IBM para explorar e avaliar o uso de criptografia quântica por meio do Inovabra, seu braço de inovação.

Inicialmente, a instituição vai implementar o IBM Quantum Safe Explorer, plataforma voltada a varrer e localizar ativos criptográficos, pendências e vulnerabilidades. 

Por meio da plataforma, os especialistas devem ajudar o Bradesco a identificar potenciais algoritmos criptográficos vulneráveis nos seus sistemas, auxiliando na identificação de aplicações sob risco de ataques.

Com isso, será possível criar um Inventário de Materiais Criptográficos (CBOM). O objetivo é melhor planejar, implementar e aplicar na prática a tecnologia de criptografia pós-quântica. A aplicação do Open Finance da instituição será utilizada como piloto.

Com base nessa avaliação, o banco planeja criar uma metodologia para identificar outras aplicações que possam se beneficiar dessas tecnologias e prepará-las para integrar os algoritmos resistentes a futuros computadores quânticos criptograficamente relevantes.

“Uma das consequências da computação quântica em larga escala no futuro pode ser seu impacto nos sistemas de proteção de dados. Entendemos que nossa preparação é prioridade neste momento. Afinal, a segurança é inerente à nossa missão”, afirma Cíntia Barcelos, diretora de tecnologia do Bradesco.

Hoje a criptografia é utilizada no setor financeiro para transações bancárias, certificados digitais e armazenamento de dados. 

Além disso, o Bradesco ingressou na IBM Quantum Network, comunidade da multinacional voltada à exploração das aplicações da indústria de computação quântica.

Com isso, o banco a a ter o à expertise e aos softwares da IBM, bem como à sua frota global de computadores disponíveis na nuvem.

O plano da instituição financeira é ampliar as experimentações com a computação quântica, que vêm sendo realizadas desde 2021, em diversas áreas internas.

Entre elas, estão a otimização, com distribuição de caixa e otimização de portfólio; forecasting, com a projeção de variáveis macroeconômicas; e simulação, com a precificação de derivativos e análise de risco.

Além disso, a ideia é construir modelos e compará-los com métodos tradicionais baseados na simulação clássica de Monte Carlo, um algoritmo computacional que usa a amostragem aleatória repetida para obter a probabilidade de ocorrência de uma série de resultados.

O Bradesco também pretende investigar como a computação quântica pode ajudar a viabilizar a execução de modelos de precificação de opções europeias de compra e venda, simulação de cenários e testes associados.

Utilizando modelos altamente complexos, a  instituição busca descobrir métodos iniciais que possam eventualmente aproveitar os recursos oferecidos pela tecnologia, como maior velocidade de processamento e maior precisão.

“À medida que as capacidades da computação quântica avançam, isso pode nos permitir um dia ver uma maior eficiência operacional e a resolução de problemas que atualmente são considerados difíceis para os computadores clássicos. Esperamos que a tecnologia possa ser amplamente utilizada em um período de cinco a 10 anos”, projeta Barcelos.

Para colocar isso em prática, a instituição está investindo em treinamentos científicos para o seu time de TI e base de funcionários. Instituições de ensino como a Universidade de São Paulo trabalharão em colaboração na IBM Quantum Network.

Em atuação desde 1943, o Bradesco é um dos maiores bancos privados da América Latina, com mais de 75 milhões de clientes. Hoje, a corporação tem uma rede com mais de 8,2 mil pontos físicos, mas 98% das suas transações já são realizadas de forma virtual.

Leia mais 59b1u

PROMOÇÃO

Delfia tem novo CISO 686o46

Há 662 dias
ELAS

Igualdade salarial e cotas não resolvem tudo 4t3w4z

Há 662 dias
PAGAMENTOS

Brasileira participa do “Pix” americano 32338

Há 662 dias
AQUISIÇÃO

White Wall compra Solvitech 1j5h

DINHEIRO

Bradesco agora tem conta internacional lp43

PRIVACIDADE

Proteção de dados na América Latina 5z1b32