
A Biotrop desenvolve bactérias que aumentam a resistência de sementes. Foto: Depositphotos
A Biotrop, uma empresa paulista especializada em tecnologia para sementes, contratou a Furukawa Electric LatAm, fabricante japonesa voltada à infraestrutura de rede de comunicação e energia, para liderar o projeto de conectividade de sua nova planta fabril em Curitiba.
O objetivo do projeto era construir uma fábrica, voltada para a multiplicação de bactérias, apenas com soluções sustentáveis.
Nesta linha, foram instaladas as soluções de cabeamento GigaLAN Green, da Furukawa, que possuem capas feitas de bioplástico proveniente da cana-de-açúcar.
No total, 350 pontos de rede com cabos Cat 6 foram implantados. Eles possuem o composto Low Smoke Zero Halogen (LSZH-3) em suas capas, que não libera gases tóxicos durante a queima e produz pouca fumaça, além de não propagar as chamas em caso de incêndio.
"Além de atender às normas da ABNT, a escolha do GigaLAN Green elevou a confiabilidade e velocidade da nossa infraestrutura de rede e reforçou nosso compromisso com práticas ambientalmente responsáveis”, destaca Cleverson Mickosz do Nascimento, gerente de Tecnologia da Informação da Biotrop.
A rede de área local (LAN, na sigla em inglês) instalada irá atender a fábrica nos serviços de rede, sistema CFTV, controle de o, rede wireless e sistema de vídeo.
Além dos cabos, a Furukawa também instalou um backbone óptico multimodo OM3 em anel, interligando os racks e backbone preparados para tráfego de 10G.
Conforme a empresa, a fibra óptica garante economia de energia elétrica em comparação à rede metálica e evita trocas frequentes de equipamentos.
A Biotrop desenvolve bactérias que aumentam a resistência de sementes, uma abordagem alternativa ao uso de agrotóxicos. Desde 2020, já atendeu mais de 13 milhões de hectares e possui mais de 130 agrônomos e técnicos em campo.
Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, a Furukawa possui unidades industriais em Curitiba, Sorocaba (SP) e Santa Rita do Sapucaí (MG). A companhia também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina; Palmira, na Colômbia; e Mexicali, no México.