
Soofas serão instalados em Boston. Foto: Divulgação.
A lista de objetos inteligentes que integram a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) não para de crescer. Bancos inteligentes se juntam agora aos relógios, carros, telefones e tantos outros itens “smart”. Bancos que funcionam com energia solar irão aparecer em parques de Boston ao longo da próxima semana, afirma o Boston Globe.
Além de um lugar para sentar, os produtos, chamados de Soofas, contarão com plugs para carregamento de smartphones e conexão wi-fi para fornecimento de informações baseadas na localização, como dados de qualidade do ar e clima.
"Se os celulares não são apenas para fazer chamadas telefônicas, por que os bancos precisam ser somente para sentar?", questionou o prefeito de Boston, Martin J. Walsh, em um comunicado divulgado pelo Globe.
O Soofa foi construído e desenhado por três engenheiras que trabalham com a startup Changing Environments, spinoff do MIT Media Lab.
"Queremos tornar as cidades atualizados para a nossa geração", relatou Sandra Richter, uma das três inventoras do Soofa, ao Yahoo Tech.
Uma dúzia de bancos inteligentes deve ser instalada na cidade, coberta pela Cisco Systems. E enquanto a primeira onda só ocorrerá na cidade natal do Soofa, a startup tem planos para futuras implantações em San Jose e Nova York.