DE POA PARA O MUNDO

Ballistic: gráficos de ponta em game social 5r2o4z

Jogo no Facebook usa programação avançada levar gráficos e jogabilidade de última geração para as redes sociais. 2a1n1i

28 de novembro de 2012 - 17:32
Israel Mendes e o Ballistic, criação da Aquiris. Foto: divulgação.

Israel Mendes e o Ballistic, criação da Aquiris. Foto: divulgação.

A Aquiris, estúdio de jogos digitais sediado em Porto Alegre, está chamando a atenção do mundo dos games com o seu primeiro projeto, Ballistic. Com um método diferenciado de programação, o jogo que roda dentro do Facebook quer levar gráficos e jogabilidade de videogames de última geração para as redes sociais.

O jogo de tiro em primeira pessoa (FPS, na sigla em inglês) teve seu início em 2010, mas foi em fevereiro de 2012 que veio a grande virada, com a migração do jogo para o Facebook, unindo as redes sociais com a interação constantes dos games de tiro multiplayer.

"Foi uma ideia que fez muito sentido", observa Israel Mendes, sócio-diretor da Aquiris.

Para isso, o estúdio adotou a linguagem Unity 3D, reescrevendo 90% da estrutura do game e chamando atenção dos estúdios internacionais na última Game Developers Conference, realizada em março em São Francisco.

Para fazer seus gráficos avançados, o jogo usa o Substance, software de compressão que elimina arquivos e cria texturas através de linhas de programação.

Com o método, é possível reproduzir gráficos de alta qualidade usando dez vezes menos memória que um jogo convencional.

"Conseguimos rodar um jogo de tiro com gráficos semelhantes a um Playstation 3 com um peso de arquivo de um Fazendinha Feliz. O que pesaria 200 MB num jogo normal, no Ballistic ocupa 20 MB", afirma.

Atualmente o Ballistic está em fase fechada de testes (closed beta), para ajustes finais antes de seu lançamento ao público.

No entanto, o vídeo de demonstração dos gráficos já agitou os gamers mais afoitos, afirma Israel.

No site do game, os jogadores interessados já podem se inscrever para o open beta, que deve ir ao ar no primeiro semestre de 2013. Segundo Israel, cerca de 10 mil pessoas já aguardam pela oportunidade de jogar.

O Ballistic será gratuito aos usuários do Facebook, e a empresa espera faturar com o game através de microtransações dentro do jogo, onde o usuário pode comprar upgrades, armas e outros itens para o seu personagem.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Recentemente, o estúdio fechou um contrato internacional de distribuição internacional do game com a Rumble Games, startup sediada em Redwood, no Vale do Silício.

Segundo o sócio-diretor da Aquiris, Israel Mendes, garantir a distribuição no exterior é fundamental para o sucesso da empreitada.

"O Brasil possui uma grande base de jogadores de FPS, mas o mercado norte-americano ainda é o mais rentável para o entretenimento eletrônico", reconhece.

Para dar certo no mercado internacional, a parceria com a Rumble traz um apoio de peso.

"A empresa conta com profissionais com história em estúdios como Bioware, LucasArts e Eletronic Arts, o que nos dá muita confiança", destaca.

AQUIRIS
O estúdio, criado em 2006, conta atualmente com 31 profissionais e cria advergames (games publicitários) para marcas como Globo e Cartoon Network.

No entanto, de acordo com Israel, o plano da Aquiris é de se firmar como um estúdio de criação de games originais, e o Ballistic é um o nesta direção.

Ainda assim, o executivo destaca que a empresa não pretende abandonar sua divisão de advergames, mas o objetivo como força criativa de games é bem mais ambicioso.

"Queremos uma resignificação dos games sociais. Com o Ballistic pretendemos oferecer uma experiência de alta qualidade gráfica e jogabilidade dinâmica dentro de uma plataforma social", finaliza.

Leia mais 59b1u

PROMOVENDO PIRULITO

Vonpar lança game social para Neugebauer 3qe6t

Há 4572 dias
QUIZ

G1 lança game eleitoral para Pelotas 3g7269

Há 4598 dias
ELEIÇÕES

Serra lança game “Angry Haddad” m2p6q

Há 4601 dias
IMERSÃO TOTAL

MS: videogames para além da tela 295p2g

ARCADE

Microsoft e Atari: games clássicos no IE 5c4s1y

MÍDIA DIGITAL É O CAMINHO

EA prevê fim da venda física de games 371f31

PS MOVE E KINECT

Games: 3ª idade mexendo o esqueleto 2k3o30

NOVA ONDA?

Console de US$ 99 quer revolucionar games 2y2j6o

BenQ lança monitores especiais para games 4i1l2x

RIM: webcast para desenvolvimento de games 5v643w

Unisinos recebe maratona de games 6a3u2m

MIS traz exposição Game On ao Brasil m5341

Usuárias de mobile game aumentam em 13% 674q7