
A Aravita tem o objetivo de ajudar varejistas a otimizar a gestão de alimentos, reduzindo desperdício. Foto: Depositphotos
A Aravita, startup dona de uma solução que ajuda varejistas a istrar produtos frescos, acaba de receber um aporte de R$ 12 milhões da Qualcomm Ventures e 17Sigma.
Também participaram da rodada empresas como Bridge, DGF Investimentos, Alexia Ventures, BigBets e Norte Capital. Já os investidores-anjo foram Bernardo Lustosa, sócio e CEO da ClearSale, e Flávio Jansen, ex-CEO da LocaWeb e do Submarino.
Fundada no ano ado por Aline Azevedo, Bruno Schrappe e Marco Perlman, a Aravita tem o objetivo de ajudar varejistas a otimizar a gestão de alimentos como frutas, verduras e hortaliças, reduzindo desperdício e aumentando a disponibilidade de itens.
A solução da startup utiliza de IA e deep learning para realizar a previsão de demanda de alimentos em uma plataforma que conta com funcionalidades como controle de inventário e integração com sistemas de ponto de venda.
A médio prazo, ela também contará com IA e visão computacional para automação de processos.
Azevedo, atual Chief Product Officer (O), já atuou em empresas como Loft, como gerente de produtos, e Cervejaria Ambev, como gerente do time de TI e proprietária do produto.
Já Schrappe, Chief Technology Officer (CTO) da startup, atua internacionalmente na SapienX, empresa que fundou e é diretor-gerente, e na Sgsco, como VP de pesquisa e desenvolvimento digital.
Perlman fez uma carreira de mais de 19 anos na Digipix, empresa que fundou e atua como presidente. Atualmente, é o Chief Executive Officer (CEO) da Aravita.
“Unimos forças para minimizar a questão do desperdício de alimento em um país que é o quarto maior produtor do mundo, buscando endereçar as causas deste problema e não apenas atenuar as suas consequências”, diz Azevedo.
No início deste ano, a startup iniciou um piloto em uma rede com dezenas de lojas na região de São Paulo.
“Começamos a implementação focados em frutas, legumes e verduras, e vislumbramos expandir a abrangência para outros departamentos de supermercados com desafios semelhantes, como padaria, confeitaria, fiambreria, peixaria e açougue”, explica Perlman.
A Qualcomm Ventures, criada em 2000, é o braço de investimentos da Qualcomm Incorporated e tem mais de 140 empresas de portfólio ativo. Já a 17Sigma é uma empresa de capital de risco focada em startups early stage.