NOVIDADE

Analistas de TI do governo fazem “operação padrão” 146m62

O que isso quer dizer na prática, não foi explicado. Medida começa hoje e dura duas semanas. 4k4g4y

30 de outubro de 2024 - 06:12
Analistas de TI protestam no Ministério da Gestão.

Analistas de TI protestam no Ministério da Gestão.

A Associação Nacional dos Analistas de TI (Anati), uma entidade representativa dos analistas de TI atuantes no governo federal, convocou uma “operação padrão” de duas semanas, começando nesta quarta-feira, 30. 

Em nota, a Anati afirma que a medida é uma forma de protesto visando abrir uma negociação com o Ministério da Gestão.

A principal queixa da entidade é que servidores de órgãos públicos como Funai, Agência Nacional de Mineração e os analistas de infraestrutura, obtiveram aditivos aos acordos firmados no ano ado, mas os analistas de TI não. 

É um assunto aparentemente complexo, envolvendo toda a sopa de letrinhas dos planos de carreira do governo federal. Quem quiser se aprofundar nesse aspecto, pode ler a notícia do Convergência Digital, que é de Brasília e entende dessas coisas

Para a população em geral, longe das particularidades da vida no Cerrado, fica a questão do que é afinal uma “operação padrão” de analistas de TI. 

Uma "operação padrão" é uma forma de protesto típica de policiais, fiscais, funcionários de aeroportos e outros setores de serviços públicos.

O cerne da coisa é seguir todas as normas e procedimentos estabelecidos para o desempenho das funções, de tal forma a gerar lentidão, sobrecarga e atrasos no atendimento, além de um belo exemplo das diferenças entre a teoria e a prática.

“O impacto de uma operação padrão pode trazer sérias consequências para a continuidade e a eficiência dos serviços públicos, especialmente em áreas críticas que dependem de e digital ininterrupto”, afirma a Anati na nota enviada ao ministério da Gestão. 

Um ponto importante para entender a escolha por uma operação padrão é o fato da Anati não ser um sindicato e não poder convocar uma greve propriamente dita.

Fundada em 2010, a Anati é uma entidade de nicho: ela representa ao redor de 430 analistas de TI atuando em 250 órgãos diferentes em Brasília.

Pelo perfil da diretoria, a Anati tem entre suas fileiras servidores públicos relativamente recente (quatro dos cinco diretores têm menos de 10 anos de Brasília).

Leia mais 59b1u

APOSTAS

Angola desmancha quadrilha que enganava brasileiros 3c3042

Há 207 dias
HACKERS

China invadiu telecom americana 4o7273

Há 228 dias
FEDEU

SAP: rolo gigante nos Estados Unidos 4p2l63

Há 232 dias
ELEIÇÕES

Candidato à prefeitura de Cuiabá tem redes invadidas 3f5ro

SURPRESA

Nuvem soberana do Serpro usa Google Cloud 3z7046