AUTUADOS

Adolescentes vazaram dados da PM do RJ 4r5z25


25 de setembro de 2013 - 16:56
Responsável é  do perfil Anoncyber & Cyb3rgh0sts, ligado ao Anonymous. Foto: flickr.com/photos/eurritimia.

Responsável é do perfil Anoncyber & Cyb3rgh0sts, ligado ao Anonymous. Foto: flickr.com/photos/eurritimia.

Foram identificados os três adolescentes que invadiram o site da PM, no dia 12, e divulgaram dados de 50 mil policiais militares do estado do Rio de Janeiro.

Os jovens têm 16 anos e moram em São Paulo. Eles afirmaram não concordar com a ação da PM do RJ durante as manifestações e, por isso, realizaram o ataque. Dois deles são es do perfil Anoncyber & Cyb3rgh0sts, ligado ao Anonymous.

A polícia informou que um dos jovens é morador da cidade de Assis e os outros vivem nos bairros Grajaú, na Zona Sul da capital, e Vila Aliança, na Zona Leste. Eles se conheciam apenas virtualmente.

O delegado Gilson Perdigão da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio informou ao jornal O Globo que o morador da Vila Aliança foi responsável pela invasão ao site. Ele criou um programa, baixou os arquivos, hospedou em um site da Nova Zelândia, para dificultar a localização do IP, e depois compartilhou o link no perfil do Anoncyber & Cyb3rgh0sts.

O jovem do Grajaú usou a mesma ferramenta para baixar os dados do site, mas não chegou a disponibilizar as informações. Já o morador de Assis tentou a invasão, mas não teve sucesso.

Os adolescentes tiveram seus computadores apreendidos e foram autuados com base na Lei Carolina Dieckmann. Neste caso, a pena pode variar de 6 meses a 2 anos de detenção, segundo o artigo 154-A.

Com a frase “Polícia Rio de Janeiro exposed” e a imagem da máscara do V, de vingança, informações como nome completo, F, RG, e-mail, telefones e endereços foram expostos no Facebook.

O presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio, Vanderlei Ribeiro, disse ao site SRZD que os policiais estão em perigo.

“Imagine o tráfico ter o a esses dados, como fica a situação? O policial não vai ter mais a tranquilidade para trabalhar, sabendo que algum criminoso pode se vingar ameaçando sua família. É uma situação delicada, está todo mundo preocupado", ressaltou Ribeiro.

O presidente informou ainda que irá acionar o MP para que a investigação ocorra de forma transparente. Os servidores podem entrar na justiça pela exposição ao perigo e vazamento de informações. O valor das indenizações pode variar dependendo da função exercida por cada PM.

Leia mais 59b1u

LEI CAROLINA DIECKMANN

Senado aprova cadeia para crimes online 1c301o

Há 4587 dias
TRUSTWAVE

Empresas mais lentas em descobrir ataques 6it6n

Há 4464 dias
BOMBAS DE BYTES

Web recebe maior ataque da história 5d4k2e

Há 4441 dias
CYBERATAQUE

Sites governamentais viram fonte de malware 4r5a6d

REDE VULNERÁVEL

Wi-Fi de Guarulhos não é segura, diz estudo 1i553p

VULNERÁVEL

Pesquisadores infectam iPhone através de carregador 4p44b

PERIGO

58% dos usuários armazenam senhas em smartphones n3z38

ALERTA

Linux ganha seu primeiro trojan 5e1h4h