ALERTA

Linux ganha seu primeiro trojan 5e1h4h


09 de agosto de 2013 - 12:11
Não podemos ser invencíveis eternamente, né? Foto:flickr.com/photos/fluffymuppet

Não podemos ser invencíveis eternamente, né? Foto:flickr.com/photos/fluffymuppet

Uma firma de segurança descobriu o primeiro trojan para o Linux, por muito tempo considerado exemplo de sistema operacional quase 100% seguro.

Encontrado pela RSA,  o trojan é conhecido como Hand of Thief e é focado no roubo de dados bancários. As informações são da ZDNet.

O Hand of Thief é uma modificação do malware bancário para Windows. Ele utiliza um obtentor de formulários para obter seu pessoal e senha em locais como bancos, sites, email e outros serviços. A empresa aponta que seu custo é de US$ 2000 para hackers.

Em conjunto, ele não permite que o usuário e qualquer tipo de antivírus ou removedor de malware. Ele até o momento funciona em 15  distribuições, como Ubuntu, Fedora, Debian, assim como ambientes desktop, como o Gnome e KDE.

Isso não significa que os usuários devem se desesperar e voltar para o Windows.Somente nos últimos quatro dias, foram encontrados cinco novos trojans, todos eles afetam diferentes versões do Windows, aponta o sistema Symantec Security Response.

Um dos trojans para roubo de informações bancárias mais famosos é o Zeus. Visto pela primeira vez em 2009, o aplicativo evoluiu e criou ramificações. Dentre eles está o Eurograbber, que conseguiu em 2012 roubar US$ 46 milhões de contas bancárias. Os dados são de uma pesquisa realizada pela VerSafe.

Leia mais 59b1u

CONTROLE DE O

Divina Providência: segurança com Dell 42a5t

Há 4320 dias
PARCERIA COMERCIAL

BRQ e BRToken integram soluções de segurança de TI t5951

Há 4308 dias
SEGURANÇA NAS COMPRAS

Thales e BRToken se unem no e-commerce 2rh4n

Há 4317 dias
SEGURANÇA PARA A COPA

Polícia gaúcha agora tem robô antibomba 3m6x2e

CONHECIMENTO EM REDE

PUC-RS lança plataforma de MOOC 1c4i64

ECONOMIA E SEGURANÇA

Lexmark gere impressões do FBI 3z11r

SOLUÇÃO EM NUVEM PARA EMPRESAS

Dell aposta em thin clients na nuvem 2gf5