.png?w=730)
Brasília foi uma das grandes capitais brasileiras a receberam sinal 5G este ano (Foto: Agência Brasil)
Brasília tornou-se a segunda capital do mundo com maior velocidade de banda larga móvel, perdendo apenas para Seul, capital da Coreia do Sul.
É o que revela um relatório da Opensignal, empresa de análise móvel que comparou a velocidade da conexão antes e depois da ativação do 5G nas capitais brasileiras.
Conforme a pesquisa, a capital brasileira registrou velocidades de cerca de 370 Megabits por segundo (Mbps) no e quase 31 Mbps no , sendo a única do Brasil a aparecer no top 11 das cidades com banda larga móvel mais rápida.
“Embora ainda seja o começo dessas redes, e por isso o congestionamento de clientes é um problema improvável, registramos um aumento de até 15 vezes (1423%) na velocidade de em relação ao 4G que era oferecido ali. A velocidade foi de 24,3 Mbps para 369,5 Mbps”, contatou Andrey Popov, autor do estudo.
A população de Brasília a cerca de 13% do tempo conectada à rede. Já na capital sul coreana, o tempo de conexão do 5G é de 45,7%.
Olhando para a amostra brasileira, as cinco capitais que se destacam são Brasília, Florianópolis, Goiânia, Fortaleza e Curitiba, que alcançaram mais de 400% de melhoria na velocidade de 5G.
Na velocidade de , Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte também estão entre as primeiras.