
Contrato entre as empresas chegou a R$ 180 milhões. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
As unidades de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios a brasileiros, terão uma nova rede de internet instalada pela Telebras, em um contrato de R$ 180 milhões.
O contrato estabelecido entre o INSS e a estatal de telecomunicações prevê a instalação de rede de dados de longa distância baseada na solução definida por software (SD-WAN, na sigla em inglês) e tem duração de 30 meses, podendo ser prorrogado.
O projeto inclui a instalação, configuração de equipamentos, gerenciamento e serviço de segurança da informação da rede corporativa de dados, com soluções da Fortinet.
O INSS será o primeiro cliente da Telebras a utilizar a solução SD-WAN. O projeto irá permitir maior agilidade e eficiência operacional para a atuação de aproximadamente 1,7 mil unidades espalhadas pelo país.
A solução irá gerenciar dois links das unidades, um de internet dedicada e um de banda larga corporativa, e a gestão da rede será feita diretamente pelo INSS.
O serviço previsto pelo contrato será feito por meio de links de fibra óptica e com a suposição de uso de satélites em locais onde não é possível o funcionamento de internet por cabos
“Ao levar essa nova tecnologia para as nossas agências, a Telebras também entrega uma nova possibilidade de internet para os municípios atendidos. É uma parceria que favorece a todos, pois leva vantagem para os servidores e para a população, pois melhora a qualidade do serviço prestado. Além disso, ao levar essa nova tecnologia, o INSS beneficiará toda a região”, explica Guilherme Serrano, presidente do INSS.
Conforme Serrano, a previsão é que metade das agências estejam com a nova rede funcionando até o final do ano, com o prazo para implementação em todas as unidades sendo de 12 meses.