ENCHENTE

Data center da Trensurb foi resgatado de barco 5q581

Equipamentos da estatal federal agora estão em Brasília, dentro do Serpro. 6b3n5a

20 de maio de 2024 - 08:22
Pátio da sede do Trensurb em Porto Alegre. Foto: Divulgação/Trensurb.

Pátio da sede do Trensurb em Porto Alegre. Foto: Divulgação/Trensurb.

Os equipamentos do data center da Trensurb foram resgatados de barco da sede alagada da estatal federal em Porto Alegre e levados em um avião da FAB para Brasília, onde estão agora instalados no centro de dados do Serpro. 

A história, uma das mais inusitadas até agora na crise pela qual a o setor de TI do Rio Grande do Sul em função da enchente, foi contada pelo site Convergência Digital.  

Como outros centros de dados da capital gaúcha, o da Trensurb foi vítima da sua localização, numa zona baixa relativamente perto (algo em torno de três quilômetros em linha reta) do rio Jacuí. 

A matéria do Convergência não chega a dar maiores detalhes sobre a operação, que deve ter sido uma verdadeira odisseia. 

O aeroporto de Porto Alegre (situado muito próximo da sede da Trensurb, aliás), está totalmente inundado e sem previsão de voltar a funcionar.  

Então, os equipamentos da Trensurb precisaram ser levados até a base da Força Aérea de Canoas, distante cerca de oito quilômetros em linha reta da sede da empresa federal. 

A base aérea de Canoas fica numa área mais elevada e não sofreu inundações. Há planos para transformar o local numa alternativa de emergência para o Salgado Filho. 

A Trensurb opera uma linha de trens metropolitanos que conecta Porto Alegre com Novo Hamburgo, a 40 quilômetros de distância, ando por cidades importantes como Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

O serviço é usado por 110 mil pessoas por dia e está sem funcionar desde a sexta-feira, 3, quando a água começou a subir na região metropolitana, alagando trechos dos trilhos do trem. 

Além dos trilhos submersos pelas inundações em alguns pontos, praticamente toda a frota de trens está estacionada em Novo Hamburgo. 

Esses trens precisam de manutenção no pátio da Trensurb que está com aproximadamente 30 centímetros de lama. 

Leia mais 59b1u

CRISE

As enchentes no RS aumentam o risco de ataques cibernéticos 4c5c5b

Há 376 dias
APOIO

HCLTech: dinheiro extra para afetados pela chuva 2t3r6l

Há 376 dias
CONECTIVIDADE

Oi irá fornecer WiFi para abrigos do RS 436u5f

Há 377 dias
RS

Governo dará R$ 5,1 mil a afetados por enchentes 4ah3b

VOOS

Salgado Filho fechado até setembro 4j1l4x

AÇÃO

SAP Labs recebe funcionários desabrigados l475c

CRISE

Fiergs teme década perdida para RS 3c5b1q