ROTINA

TRT4 sofre ataque hacker 2qf4m

Mais um dia, mais um ataque aos sistemas do judiciário brasileiro. 5i5p2s

05 de outubro de 2021 - 05:34
Hackers estão sempre de capuz, independente do tempo. Foto: Pexels.

Hackers estão sempre de capuz, independente do tempo. Foto: Pexels.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, sofreu uma invasão da sua infraestrutura tecnológica.

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 01, o TRT4 afirma que a área de tecnologia do tribunal detectou “registros suspeitos de atividades maliciosas” na quinta-feira, 30, por volta das 12h. 

Ainda de acordo com o texto divulgado pelo tribunal, a equipe executou “medidas de isolamento e contenção dos danos potenciais, a fim de preservar a segurança e a integridade das informações”.

O TRT4 afirma ainda que não há indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais e que o PJe, sistema de processo eletrônico nacional que substitui os processos físicos na Justiça do Trabalho, funcionou “durante todo o período”.

Fontes ouvidas pela Zero Hora, o principal jornal do Rio Grande do Sul, contam uma história um pouco diferente.

Servidores da Justiça do Trabalho consultados pela reportagem da ZH disseram que um dos programas de o remoto ao sistema está fora do ar e que o outro disponível está lento. 

Já advogados trabalhistas procurados pelo jornal gaúcho disseram que não há transtornos aparentes no o aos processos eletrônicos.

Diferentes instâncias do judiciário vem sofrendo ataques cibernéticos nos últimos meses, assim como algumas das maiores empresas do país.

O Supremo Tribunal Federal (STF), órgão máximo do Poder Judiciário, retirou seu site do ar após ter identificado um o “fora do padrão”  em maio.

Em novembro de 2020, hackers atacaram e criptografaram mais de 1,2 mil máquinas virtuais do Superior Tribunal de Justiça (STJ), outro tribunal superior, além de destruir seus backups, com um ransomware chamado RansomEXX. 

A correção do problema no STJ durou mais de uma semana, envolvendo equipes do STJ, Microsoft, Atos e Serpro.

Um dos ataques com consequências mais duradouras foi no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS), com a consequência de perda de dados dos servidores nos seus computadores de trabalho, além de dificuldades que duraram meses no uso dos sistemas, resultando inclusive em suspensão de prazos processuais.

Leia mais 59b1u

ATAQUE

Estrago dos hackers no STJ foi grande 85722

Há 1664 dias
TRAVOU

Falha de storage paralisa justiça trabalhista do PR 4o1j4o

Há 2000 dias
PROJETOS

Falconi terá negócio de segurança da informação 69l27

Há 1342 dias
NOMES

Lojas Renner tem novo gerente de segurança n3ls

BOLA FORA?

Ex-jogador é acusado na Operação Criptoshow 5o4j16

INOVAÇÃO

Cisco lança hub voltado à cibersegurança 2e5x6g