CONEXÕES

WiFi do Galo vai ter até naming rights x6e2q

Rede de Internet sem fio do Atlético Mineiro é de ponta e deve virar fonte de receita. 186sc

20 de setembro de 2024 - 11:50
Leandro Evangelista, CIO da Arena MRV.

Leandro Evangelista, CIO da Arena MRV.

O Atlético Mineiro está em busca de um patrocinador para adquirir os naming rights do WiFi da Arena MRV, um movimento inédito que ressalta a importância da conectividade no novo estádio do clube.

Isso porque, ao contrário do nome de uma rede doméstica, o WiFi é ado por milhares de torcedores por jogo, o que tornaria associado um nome com ele uma ação interessante de marketing. 

Outro argumento é que os torcedores brasileiros do Galo estão fazendo um uso acima da média da conectividade. 

Em um jogo do Atlético contra o São Paulo, a arena teve um pico de 28 mil os simultâneos, o que equivale a 60% do estádio conectado. A média mundial seria de 30%, segundo a Cisco, que é a fornecedora da infraestrutura de rede da Arena MRV.

A Arena do time mineiro tem 780 pontos de o à rede Wi-Fi 6 da Cisco, dentro do estádio e nos arredores, em um espaço superior a 128 mil m² e com capacidade para 50 mil pessoas conectadas simultaneamente, com velocidades de até 35 mbps para e .

A estratégia da Arena MRV é aumentar o número de pessoas conectadas cada vez mais e gerar negócios por meio da monetização da rede Wi-Fi.

Os executivos do clube mineiro fizeram ações de benchmarking e buscaram experiências e informações com empresas mundo afora, como a Disney, times da NBA como o Golden State Warriors, além de times de futebol europeu.

O usuário do estádio, ao se conectar ao Wi-Fi, poderá realizar interações, s e s de vídeos em 4K, utilizar redes sociais e aprimorar a experiência com o aplicativo desenvolvido pelo Atlético Mineiro, o Super App, que, quando conectado ao Wi-Fi, possibilita compras nos bares, apresentação de ingressos nas catracas e uso do estacionamento.

A Cisco implementou uma solução denominada Cisco Spaces, que monitora o comportamento e as interações do usuário dentro do ambiente. 

A partir dos hábitos de navegação, como a frequência com que vai ao estádio, os lugares mais frequentados na arena e o quanto utiliza a rede, a plataforma monta um perfil desse usuário e a a fornecer opções de engajamento para outros eventos realizados no local.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado, e o público tem se impressionado com a altíssima qualidade da conexão, o que é raro nos estádios do Brasil. O Wi-Fi vai além de ser uma comodidade. Com ele, monetizamos vários momentos da jornada do torcedor, como, por exemplo, as máquinas de venda conectadas à rede sem fio. A conectividade é a base para toda a experiência do fã na Arena MRV”, declara Leandro Evangelista, CIO da Arena MRV.

A infraestrutura está preparada para 6 GHz, onde há conexões, mas em quantidade pequena devido ao número de celulares ou equipamentos comercializados nessa frequência.

O projeto incluiu a instalação de mais de 800 equipamentos. Entre as já citadas antenas, a infraestrutura conta com Catalyst, mais de 50 switches, firewalls e equipamentos de segurança, como o Cisco Identity Services Engine (ISE), que oferece controle sobre quais endpoints e usuários podem ar a rede.

Com ataques e invasões constantes, conforme relatou Evangelista, a Cisco também implantou a solução Cisco Umbrella, uma plataforma de segurança na nuvem que protege dispositivos, usuários e dados contra ameaças da internet, e o Cisco Firepower, um firewall de última geração capaz de detectar ameaças.

A mesma tecnologia da Arena MRV é utilizada no Santiago Bernabéu, lendária casa do time espanhol Real Madrid, e também em estádios como Allianz Arena (FC Bayern Munich) e SoFi Stadium (Los Angeles).

Segundo Adilson Silva, Líder de Engenharia da Cisco América Latina, a empresa está em negociação com outras agremiações no Brasil para a implementação do mesmo projeto da Arena MRV, mas ele não pode revelar os nomes desses times.

Leia mais 59b1u

BOLAS

Tecnologia patrocina NFL no Brasil em peso 545d45

Há 261 dias
DEFESA

Clube Juventus anuncia parceria com Fortinet 3a2654

Há 270 dias
COMEÇOU BEM

Estrela Bet sofre ataque cibernético 1r6a6v

Há 283 dias
FUTEBOL

Botafogo implementa o por reconhecimento facial 5k1s5c

RECONSTRUÇÃO

Inter migra para nuvem com Adentro 2y2j5w

FUTEBOL

Palmeiras otimiza acervo digital com Adobe p2w3u