
Paddy Cosgrave, fundador e CEO do Web Summit. Foto: divulgação.
A Claro foi responsável pela internet e comunicação do Web Summit Rio, edição brasileira do maior evento de tecnologia e inovação do mundo, que recebeu mais de 20 mil pessoas ao longo de quatro dias esta semana na capital fluminense.
Em conjunto com a Embratel, marca da empresa voltada para o segmento corporativo, e com a Fortinet, multinacional especializada em cibersegurança, a operadora desenvolveu uma solução que une infraestrutura de rede e segurança cibernética.
O projeto envolveu quase 100 FortiSwitches, tecnologia que atende as necessidades da camada de o a centros de dados, e mais de 200 pontos de o sem fio FortiAP, os quais ofereceram o Wi-Fi 6.
A rede Claro 5G+, disponibilizou a conexão através de mais de 2 mil pontos de rede, distribuídos nos seis pavilhões do Riocentro, centro de convenções que sediou o Web Summit, visando também a conexão de dispositivos de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).
Para garantir a proteção e visibilidade em tempo real da performance da rede, as empresas organizaram um centro de operações, onde também foram utilizadas ferramentas baseadas em inteligência artificial e machine learning.
Fundada em 2003, a Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina, Europa e Estados Unidos. No Brasil, a empresa está em mais de 4,2 mil municípios e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população.
A Embratel, que faz parte da Claro, é um dos principais fornecedores de serviços de TI e Telecom do Brasil. A empresa fornece soluções como cloud computing, data center, segurança, IoT, professional services, conectividade e colaboração, entre outros.
Já a americana Fortinet foi fundada em 2000 e tem soluções em mais de 455 mil organizações, contando com mais de 7 mil empregados. A empresa faturou mais de US$ 4,4 bilhões em 2022, alta de 32%.
Idealizado em 2009, o Web Summit é originário de Dublin, na Irlanda. Desde sua criação, o evento já recebeu mais de meio milhão de pessoas na Europa, América do Sul, Oriente Médio, América do Norte e Ásia.
No Rio de Janeiro, a última edição do evento aconteceu entre os dias 1 e 4 de maio, reunindo mais de 900 startups, clientes e braços de inovação, além de 500 investidores de mais de 100 países.
Entre os palestrantes estavam David Vélez do Nubank, Robson Privado, da MadeiraMadeira, Catherine Powell, do Airbnb, Luiza Trajano, da Magazine Luiza, e Florian Hagenbuch, da Loft.