BACK-END

VTEX lança serviços para desenvolvimento 6km

A plataforma de e-commerce lançou o VTEX Open API e o VTEX Master Data.  6l366r

06 de abril de 2016 - 16:55
Mariano Gomide de Faria, co-CEO da VTEX. Foto: Divulgação.

Mariano Gomide de Faria, co-CEO da VTEX. Foto: Divulgação.

A plataforma de e-commerce VTEX lançou dois serviços focados em desenvolvedores, o VTEX Open API e o VTEX Master Data. 

O Open API permite que a área de TI dos clientes faça programações e desenvolva extensões em cima da plataforma VTEX. 

Já o Master Data é um serviço de banco de dados focado em operações de varejo que permite a criação de soluções não nativas na plataforma, como por exemplo: sistema de fidelidade, customizações de B2B, lojas fechadas como clubes, venda recorrente entre outros.

“Até agora, a VTEX sempre foi muito personalizável na área de front-end. Agora, a a ser aberta também a desenvolvedores back-end. Com o sistema, há empresas criando sistemas de SAC, TMS e WMS, por exemplo”, explica Mariano Gomide de Faria, um dos fundadores e co-CEO da VTEX.

Segundo ele, empresas como C&A, O Boticário, Whirpool e Walmart Argentina já utilizam o banco de dados da VTEX para a criação de ferramentas que tem alguma relação com o e-commerce.

Desde 2013, a VTEX trabalha com uma rede de parceiros para implantar, dar e e vender sua plataforma. Assim, criou um ecossistema de desenvolvedores e empresas especializadas. 

Hoje, essa rede conta com 200 empresas, algumas delas já atuando com as ferramentas de back-end. Com a consolidação dos novos serviços, a empresa espera chegar a 1 mil parceiras.

“Agora, poderão ser criadas a partir das ferramentas da VTEX sistemas que sobrevoam o varejo mas estão ligados a questões operacionais”, afirma Mariano.

Assim, a empresa a a colaborar com áreas das organizações que vão além da plataforma direta de e-commerce. Essa pode ser uma forma de solucionar alguns problemas ainda vistos no comércio virtual pelos consumidores.

Um levantamento da plataforma de pesquisas de opinião Opinion Box e da ferramenta para gestão de pesquisas de satisfação de clientes Tracksale mostrou que nenhum e-commerce brasileiro pesquisado teve uma pontuação entre 75 e 100 no quesito de satisfação dos clientes com base na metodologia Net Promoter Score.

A Netshoes ficou com a primeira colocação no ranking, com 68 pontos, seguida pelo Submarino, com 59. A Americanbaguete-br.diariomineiro.net registrou 57 pontos. O ranking segue com Amazon Brasil, Walmart, Saraiva, Ponto Frio, Extra.com e Magazine Luiza.

O levantamento foi feito por meio de questionário online respondido por 1.848 consumidores em todo o país. 

“Com as novas ferramentas, as empresas podem criar sistemas focados em áreas como logística, combate a fraudes e crédito, que podem aumentar a confiança dos clientes”, relata Mariano.

A plataforma de e-commerce VTEX é a composição de 33 sistemas apartados que possuem contratos de serviço entre eles. A infraestrutura da plataforma é modularizada e baseada na Amazon Web Services. A maioria dos dados da VTEX está armazenada em base NoSQL.

"Com o sistema modularizado, a VTEX permite que grandes corporações contrate a plataforma e estenda os serviços com tecnologia e IP próprio. Assim, ganham a velocidade e a capacidade de inovação do modelo cloud e a garantia de propriedade intelectual sobre módulos que acreditam ser estratégicos", reforça o CEO da empresa.

Atualmente a VTEX possui mais de 1,6 mil lojas em sua plataforma em 16 países. 

Em 2015, a VTEX faturou R$ 64 milhões, um crescimento de 45% em relação ao valor conquistado no ano anterior. Para 2016, a empresa pretende bater a marca de R$ 80 milhões em receita.

Há cerca de um ano, o fundo de investimentos Riverwood Capital comprou 27,7% da VTEX, que estavam nas mãos do conglomerado de mídia sul-africano Grupo Naspers. O Naspers, por meio da sua controlada Buscapé, adqurida em 2009, havia comprado a sua participação na VTEX em 2012.

Leia mais 59b1u

REVIEWS

Loja Integrada adota plataforma da Trustvox w5r43

Há 3457 dias
PAGAMENTO DIGITAL

Cnova une forças com Vtex em marketplace 603m6l

Há 3449 dias
PERDAS

Rakuten muda marketplace no Brasil 5l2e18

Há 3390 dias
DESENVOLVIMENTO

Twitter abre uso do Unity no Fabric 4m3d5

MATRÍCULAS

CNA lança e-commerce com Vtex 4e1u64

MOBILIDADE

Prime tem plataforma para apps 72191f

E-COMMERCE

Portal de Software: marketplace de soluções 65o22

FESTIVAL

Landing.jobs leva 12 brasileiros para Lisboa 385i42