Tamanho da fonte: -A+A f3m3k

Operadora quer aumentar atuação no Norte e Nordeste. Foto: Divulgação.
A operadora global de satélites SES assinou nessa quinta-feira, 06, um acordo com a Telefônica Global Solutions para melhorar e ampliar o alcance dos serviços de voz e de dados móveis da Vivo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
As ofertas de voz e dados serão entregues em hubs urbanos como Macapá e Boa Vista a fim de atender às maiores áreas metropolitanas da região da Amazônia.
Com isso, a Telefônica vai usar a capacidade 290 MHz de banda C com o satélite NSS-7 para atender a cidades com pouca conectividade e áreas rurais fora do alcance.
Com cobertura na América Latina, o NSS-7, localizado a 20 graus Oeste, é ideal para serviços de telecomunicações, vídeo e banda larga. Ele também é um satélite principal para a distribuição de serviços de tráfego e de telecomunicações transatlânticos por toda a África.
Com conectividade de banda C, por meio de um backhaul móvel 2G, comunidades isoladas terão o pela primeira vez.
"Os consumidores Vivo podem desfrutar de serviços de alta qualidade, mesmo em comunidades e regiões do Brasil que - até agora - eram carentes e fora de alcance", explicou Dolores Martos, vice-presidente de Vendas para a América Latina da SES.
O acordo foi plurianual e de milhões de dólares, mas não foi informado ao certo o valor.
"Este importante acordo com a SES representa um marco para a conectividade móvel em todo Norte e Nordeste do Brasil, uma vez que abre a porta para uma maior qualidade de voz e serviços de dados e às oportunidades que elas trazem para a região", disse Ignacio García-Comin, da Satellite and New Services Business Unit da Telefonica Global Solutions.
A SES tem 55 satélites geoestacionários em sua frota. A empresa fornece serviços de comunicação via satélite para emissoras e fornecedoras de serviços de conteúdos e internet, redes operadoras de telefonia fixas e móveis, assim como para empresas e organizações governamentais.
A companhia possui participações no Ciel, no Canadá, no QuetzSat, no México, assim como uma participação estratégica na startup de infraestrutura de satélites O3b Networks.
Entre as operadoras, a Vivo é a que tem a maior cobertura, atingindo 86,6%, seguida pela Claro, com 75,4%. A TIM chega a 68,2% dos habitantes e a Oi a 66,6%.
No mercado gaúcho a Vivo lidera com 41,1% do market share, seguida pela Claro (29,2%), Oi (16,8%) e TIM (13,8%), de acordo com o site Teleco.