CONECTIVIDADE

Vivo: 4G e 5G no metrô de São Paulo 5x4t1u

Operadora fechou com a IHS Brasil para usar infraestrutura de telefonia móvel na Linha 5-Lilás. p5d31

16 de abril de 2024 - 11:44
Estação Campo Belo será a primeira a receber equipamentos. Foto: divulgação.

Estação Campo Belo será a primeira a receber equipamentos. Foto: divulgação.

A Vivo vai fornecer conectividade 4G e 5G à Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, trecho de 20 quilômetros que compreende 17 paradas entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin, na Zona Sul da cidade.

De acordo com o site Tele.Síntese, a operadora fechou uma parceria com a IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, para usar a infraestrutura de telefonia móvel nas estações e nos túneis operados pela ViaMobilidade.

A infraestrutura utilizada será a Distributed Antenna Systems (DAS), da IHS Brasil. Segundo as empresas, a solução utiliza um sistema ativo digital e antenas ativas 5G e terá capacidade para atender cerca de 630 mil pessoas diariamente.

Para complementá-la, a Comba, focada em engenharia de telecomunicações, vai fornecer soluções técnicas sem fio.

Os equipamentos de conectividade móvel devem chegar a todas as estações no período de 12 a 18 meses, começando pela estação Campo Belo.

Do total de 17 estações, 12 são subterrâneas. Os túneis se estendem por 12 quilômetros, onde o sinal móvel não consegue chegar sem um sistema dedicado de antenas.

No mercado desde 2001 e com sede em Londres, a IHS Towers é uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações por número de torres.

A companhia possui quase 40 mil torres em seus 11 mercados, incluindo Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda, África do Sul e Zâmbia.

Marca comercial da Telefônica Brasil, a Vivo atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional. 

Em 2023, a empresa faturou R$ 52 bilhões, alta de 8,4% em comparação com o ano anterior. A operadora tem 99 milhões de os na rede móvel e é líder em telecomunicações no país.

Leia mais 59b1u

CONEXÃO

Embratel reforça infra do Web Summit 293a5c

Há 402 dias
COMANDO

VOA tem novo CEO 2c5k3j

Há 408 dias
TI

BRQ anuncia novo O k421w

Há 410 dias
EDTECH

Ada capta recursos com Wayra g595

SORTE E AZAR

Brasil terá primeira auditoria de apostas on-line 561nv

VOLTOU

Espanha compra 3% da Telefónica 1e2760