PORTO ALEGRE

Venda de chips liberada em Porto Alegre 6oc1i

Empresas de telefonia farão anúncios de pontos cegos em rádios e jornais. 301v3h

20 de julho de 2012 - 15:36
Lojas da Claro já podem abrir em Porto Alegre. Foto: flickr.com/photos/duhhquagliato

Lojas da Claro já podem abrir em Porto Alegre. Foto: flickr.com/photos/duhhquagliato

Vivo, Oi, Claro e TIM tiveram as vendas de chips de celular liberadas pelo Procon de Porto Alegre, após encontros separados com o organismo de defesa do consumidor nesta sexta-feira, 20.

A comercialização havia sido proibida no início da semana. Apesar de liberada pelo Procon, a Oi volta a estar proibida na segunda-feira, 23, por uma decisão da Anatel em nível nacional.

As operadoras se comprometeram com o Procon municipal a divulgar em meios de comunicação os pontos em que o sinal é fraco ou nulo (pontos cegos) e os procedimentos para ressarcimento de consumidores em função de problemas na rede.

Segundo a diretora do Procon, Flávia do Canto Pereira, revelou em entrevista à Rádio Gaúcha, as informações no rádio começam ainda nessa sexta-feira, 20.

“Eles também terão que fazer divulgação em três jornais diferentes com essas informações”, acrescenta Flávia.

Desde a última segunda-feira, 16, as quatro maiores operadoras do Brasil – Vivo, TIM, Claro e Oi – estavam proibidas de ativar novas linhas telefônicas na capital.

Em reunião realizada na terça-feira, entre a prefeitura e o SindiTelebrasil, que representa as empresas de telecomunicação, ficou acertado que operadoras e Procon dariam os os para resolver o problema.

OAB PEDIU FECHAMENTO
A determinação do Procon na semana ada atende a pedido da OAB/RS, que já recorreu ao Procon estadual e até à Anatel nas suas reclamações sobre a qualidade da telefonia móvel.

Na esfera estadual, foi decidido notificar todas as operadoras, solicitando informações técnicas, de cobertura, de investimentos e de usuários no estado.

À Anatel – que na quarta-feira, 18, anunciou a proibição das vendas da Oi no Rio Grande do Sul – a OAB/RS encaminhou um pedido de proibição também para a Vivo, TIM e Claro, pedido que a Anatel já disse que não acolherá.

“O pedido nem chegou lá ainda. Eu me pergunto como eles podem negar sem nem conhecer”, disse Claudio Lamachia, presidente da OAB/RS.

NADA A VER COM PORTO ALEGRE
Enquanto a OAB/RS reivindica para si o papel de estopim da recente cassação às teles, a Anatel faz questão de dizer que “Porto Alegre é uma situação à parte”.

Ao explicar as proibições pela agência, Jarbas Valente, conselheiro da Anatel, declarou que a capital gaúcha estava se encaminhando para problemas no serviço em função das legislações com relação às antenas e a demora no licenciamento.

Independente de quem iniciou o processo, as teles têm se mobilizado em Porto Alegre e em Brasília para evitar as proibições.

Enquanto isso, questões como a legislação das antenas de Porto Alegre seguem sem novidades.

Leia mais 59b1u

SEM SINAL

Anatel proíbe vendas da Oi, TIM e Claro 35731b

Há 4697 dias
TELES vs PROCON

Proibição no RS se define em 72 horas 2l4a5

Há 4697 dias
ALÉM DE POA

Teles podem ser proibidas de vender no RS 4co6r

Há 4698 dias
NO BOLSO

Multa do Procon a teles é de R$ 500 mil 3w424f

VENDA PROIBIDA

Aperta cerco a teles em Porto Alegre 413969

VELHOS TEMPOS

Alvarez: 3G no Brasil deixa a desejar 5q3km

TIM volta a ter problemas com Procon-SC 4e6j6n

MÃO AMIGA

Governo quer facilitar infra de telecom 5y3e3t

SEM CHIP

TIM vai à justiça para vender 413a6i

TELECOM

Claro: investimento não será maior 27l1v

TELECOM

Operadoras: Anatel se ou na medida y253w