SEGURANÇA

Vazam dados da Unimed VTRP 63w52

Em meio a uma enchente, time de TI tem que lidar também com hackers. 72p9

14 de maio de 2024 - 04:40
Se da Unimed VTRP em Lajeado. Foto: Divulgação/Unimed VTRP.

Se da Unimed VTRP em Lajeado. Foto: Divulgação/Unimed VTRP.

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), sediada em Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul, comunicou o vazamento de dados da organização na Internet por hackers.

Em nota, a empresa não revela a origem ou a criticidade dessas informações. A Unimed VTRP já havia comunicado ter sido vítima de um ataque digital no final de março.

Nas entrelinhas da nota é fácil ler o que aconteceu. Os hackers por trás do ataque devem ter pedido um resgate pelos dados e a empresa não pagou. 

As consequências agora dependem da natureza dos dados que estão na rua. 

Conforme a LGPD, dados sensíveis podem ser, por exemplo, dados biométricos e relacionados com saúde, coisas que uma cooperativa médica certamente tem armazenados. 

A Unimed VTRP poderia por tanto sofrer uma sanção da ANPD, a agência reguladora responsável por controlar a aplicação da LGPD.

A ANPD, no entanto, não chega a ser um órgão de controle muito efetivo. Uma lista de investigados foi divulgada no começo de 2023, até agora com poucas consequências e a atuação parece paralisada por problemas políticos

A outra consequência é o uso dos dados por criminosos digitais. A nota da Unimed VTRP faz uma menção indireta ao problema. 

Segundo o texto, o vazamento de dados na Internet foi identificado pela empresa na quarta-feira, 10.

“Imediatamente, foram iniciados processos e procedimentos de segurança com consultorias especializadas buscando mitigar ao máximo qualquer tipo de impacto com os públicos de relacionamento da Unimed VTRP”, garante o texto.

O momento do vazamento não poderia ser pior para o time de TI da Unimed VTRP e para os clientes da operadora.

A sede da Unimed VTRP fica em Lajeado, um município de 85 mil habitantes às margens do rio Taquari, cujas altas estão entre as mais violentas registradas na crise climática atravessada no momento pelo Rio Grande do Sul.

De fato, no dia em que os dados vazaram, boa parte da cidade estava alagada. No momento, volta a chover forte e algumas áreas nas quais a água já havia recuado estão se alagando outra vez.

Para completar o quadro da dor, a área de cobertura da Unimed VTRP inclui uma série de outros vizinhos situados às margens do Taquari e dos rios Pardo e Jacuí, muitos deles tão dramaticamente afetados como Lajeado.

Leia mais 59b1u

DATA VENIA

Softplan compra Deep Legal 26m6x

Há 377 dias
ECOSSISTEMA

Unimed Nordeste-RS é mantenedora do Instituto Hélice 8q6x

Há 408 dias
SAÚDE

Seguros Unimed combate fraudes com Neurotech 354x4o

Há 485 dias
GESTÃO

Unimed Nacional migra S/4 Hana para Google Cloud 4t46o

FARMÁCIAS

Grupo DPSP tem novo diretor de TI g2u4m

CONTRATAÇÃO

Ex-Veste é novo CIO da SimbioX 2b123u