Tamanho da fonte: -A+A f3m3k

Olivério Ferreira. Foto: Divulgação.
A prefeitura de Campo Bom doou duas áreas na Zona Industrial Norte da cidade gaúcha para a Valetec (Parque Tecnológico do Vale do Sinos), somando cerca de 10 hectares que irão ampliar em 50% a área total do polo.
O presidente do Conselho Superior da Valetec, Olivério Maria Ferreira, garante que a doação resultará na implantação de dois novos ambientes no parque: um condomínio empresarial e uma incubadora tecnológica.
Pelo acordo feito com a prefeitura de Campo Bom, a Valetec tem cinco anos para construir os novos ambientes.
"É um empreendimento que já gerou considerável afluxo de empresas interessadas em integrá-lo e estabelecerem-se em Campo Bom, o que por si só já é motivo suficiente para justificar essa parceria", ressalta o prefeito da cidade, Faisal Karam.
Já Ferreira destaca que a Valetec atua com o conceito “Triple Helix”, que reúne foco no relacionamento entre universidade, empresa e governo.
Mantida pela Feevale e prefeituras de Campo Bom, Estância Velha e Novo Hamburgo, além de contar com parceria da ACI-NH/CB/EV, a Valetec incrementa, com esta ação de ampliação, seus projetos de ampliação anunciados em 2012.
Em outubro, a direção do parque tecnológico anunciou que vai investir R$ 2,28 milhões em novos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e criação de cursos.
O recurso vem do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTec), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado (SCIT), que no ano ado já havia destinado R$ 1,1 milhão para o parque de Campo Bom.
De acordo com Ferreira, o novo investimento vai viabilizar a permanência das empresas pós-incubadas no parque.
“Nos preocupamos com a melhoria constante das estruturas, a fim de disponibilizar o ambiente de inovação adequado para o desenvolvimento de novos produtos”, ressaltou, à época do anúncio.
Atualmente, na unidade de Campo Bom atuam empresas de informática, telecom, automação, biotecnologia, couro e calçado, design, energia, meio ambiente, agropecuário e agroindustrial.
Em breve, segundo Ferreira, empresas de outras áreas também serão favorecidas, o que se reforça com a ampliação conseguida pelas áreas doadas pelo município.
PORTAL
A expansão também compreende o mundo virtual.
Dos recursos recebidos pela entidade do Pgtec em 2011, por exemplo, grande parte foi destinada ao Portal da Inovação, voltado a ser um ponto de troca de informações para os setores de P&D das empresas.
Inspirado em um projeto da Procter & Gamble, o portal tem vitrine de negócios, fórum de discussão, calendário de eventos, além de artigos e editais com foco em inovação.
“Através do portal, vamos contribuir para a geração de diferenciais no mercado, com resultados positivos para todos”, ressalta Ferreira.
Além da unidade em Campo Bom, a Valetec também opera um parque em Estância Velha e outro no centro histórico de Novo Hamburgo, no bairro Hamburgo Velho.