Tamanho da fonte: -A+A f3m3k

Valeo no Salão de Paris. Foto: flickr.com/photos/valeo_group.
A Valeo, fabricante sa de componentes para automóveis, lançou nessa semana o concurso internacional Valeo Innovation Challenge.
Destinado a estudantes de engenharia e tecnologias automotivas de todo o mundo, o objetivo é projetar equipamentos que tornem o automóvel mais inteligente e intuitivo até o horizonte de 2030. As inscrições já estão abertas no site do concurso.
Nas primeiras etapas de seleção, os estudantes devem apresentar um projeto de equipe em inglês, propondo soluções arrojadas e revolucionárias para a sociedade do futuro.
As 20 equipes semifinalistas serão convidadas a realizar um modelo no formato de sua preferência (maquete física, aplicativo ou outro formato). Cada grupo receberá € 5 mil para colocar sua ideia em prática e construir um protótipo operacional.
Três equipes serão selecionadas para a final e apresentarão seus projetos durante o Salão do Automóvel de Paris de 2014.
O júri do concurso, presidido por Jacques Aschenbroich, CEO da Valeo, será formado por especialistas da Valeo e parceiros externos. A equipe vencedora levará para casa um prêmio de € 100 mil.
Eleita pela Thomson Reuters em 2012 uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, Valeo foca seus programas de pesquisa e desenvolvimento no design de tecnologias que reduzem a emissão de CO2 dos veículos.
A empresa, que conta com 9 mil pesquisadores trabalhando em 20 centros de pesquisa e 35 polos de desenvolvimento implantados em várias regiões do mundo, destina cerca de 10% do faturamento obtido com equipamentos originais a investimentos em inovação.
O grupo pretende contratar cerca de 1 mil engenheiros e técnicos ao ano nos próximos três anos, sendo 400 na França.