
A redução de funcionários será feita para reduzir custos. Foto: Depositphotos
A V.tal, empresa de rede neutra de fibra óptica oriunda da Oi, anunciou que irá realizar uma dispensa coletiva de até 20% do seu quadro de funcionários, o que significa mais de 600 pessoas de um total que ultraa 3 mil.
A dispensa foi negociada com o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sintetel) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas (Fenattel), que manifestaram-se contra as demissões.
Segundo o Tele Síntese, a redução de funcionários da V.tal será feita para reduzir custos e para a "adequação às novas realidades do mercado”.
Os trabalhadores que forem dispensados neste ano receberão, por um período de seis meses, um pacote de compensações que inclui plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e auxílio medicamento.
Além disso, também receberão indenização de 15% do salário nominal por cada ano de efetivo trabalho, limitado a até seis salários.
“A V.tal informa que ao longo dos últimos 18 meses ajustou processos e implementou automações que, mesmo com o crescimento do seu negócio, viabilizaram uma operação ainda mais eficiente com uma importante racionalização de custos. A companhia esclarece que esse ajuste está alinhado com seu plano de negócios, que visa a entrega de uma proposta de valor sempre atualizada e um atendimento cada vez melhor aos seus clientes", diz a nota da V.tal.
Inicialmente chamada de InfraCo, a V.tal começou como a divisão de infraestrutura de fibra ótica da Oi e foi a primeira no país a lançar o modelo de rede neutra fim a fim.
A companhia se tornou independente em agosto de 2021 e, hoje, é controlada por fundos de investimentos do BTG Pactual.
Detentora da maior infraestrutura do país, a V.tal tem cerca de 430 mil km de fibra óptica terrestre, chegando a 2,3 mil cidades e 20 milhões de residências. Até 2025, o plano é chegar a 32 milhões de casas adas disponíveis para contratação em todos os estados.