FOOD SERVICE

Unilever centraliza vendas com Accera 3j2j20

20 de agosto de 2015 - 14:00
Unilever usa Accera DSI. Foto: divulgação.

Unilever usa Accera DSI. Foto: divulgação.

A Unilever, em sua divisão de produtos para food service, adotou os serviços da gaúcha Accera para utilizar uma solução de integração de seus dados de vendas.

Com a plataforma DSI da companhia de São Leopoldo, a fabricante ou a centralizar as informações de suas vendas, espalhadas por uma rede 30 a 40 distribuidores no país.

Atuando no mercado de lanchonetes e restaurantes há pouco mais de cinco anos no país, a empresa conta hoje com cerca de 100 unidades de produto (SKUs) diferentes, em uma rede de aproximadamente 100 mil estabelecimentos usando produtos da companhia.

Para o segmento de food service, a empresa oferece as mesmas marcas de produtos que oferece para o varejo, como por exemplo a maionese Hellmann's, Arisco, Kibon, Knorr, Lipton, entre outros

"É um leque grande de produtos, como alimentos, condimentos, sobremesas, assim como diferentes tipos de embalagens e volumes para estes produtos, desde baldes a sachês. É uma variedade grande de produtos para controlar", explica Marcelo Roque, gerente de inteligência de vendas da Unilever.

Com a nova solução, a divisão de food service da Unilever espera dar um impulso ainda maior aos seus negócios no país, onde registra um crescimento de dois dígitos a cada ano.

A empresa não revela valores totais de faturamento, mas Roque afirma que a divisão de produtos para restaurantes já representa 10% dos negócios da companhia no país. E o potencial é grande, já que o país conta com mais de 1 milhão de estabelecimentos de alimentação.

O projeto com a Accera, de valor não aberto, foi iniciado em abril do ano ado e terminou em dezembro. Segundo Roque, em pouco mais de seis meses de utilização, a plataforma já trouxe resultados.

Segundo Anderson Peixoto, coordenador de informação na Unilever, a plataforma faz o trabalho de agregar informações de diferentes bases e formatos de gestão de sua rede de distribuidores, eliminando processos de conciliação que tomavam tempo da multinacional.

"Não importa se o revendedor controla seus dados em planilhas de excel ou em um ERP. Com a solução que adotamos, podemos fazer a captura destes dados de forma ágil e centralizada, otimizando nossa inteligência de vendas e tomada de decisão", afirmou Peixoto.

De acordo com o executivo, o grau de confiabilidade dos relatórios de venda subiu de 75% para uma média de 97%, usando a tecnologia de captura de dados da integradora.

"Eliminamos boa parte dos erros anteriores que tínhamos na conciliação destes dados. Hoje dificilmente temos divergências em valores de venda ou movimentações equivocadas em volume de produtos", explica Roque.

Outro ganho apontado pelos executivos da Unilever foi o ganho em inteligência sobre os produtos reados às distribuidoras e as vendas por estabelecimento, conhecendo melhor as preferências e volumes revendidos.

"Com estes dados, podemos ter um conhecimento melhor de nossas vendas e as peculiaridades de cada produto, cliente ou região. É algo que vale muito quando lidamos com promoções ou outras ações de marketing", avalia Peixoto.

A Accera atua em quatro áreas de negócios: software para planejamento colaborativo de demanda (Accera Forecaster e Accera S&OP), planejamento avançado de produção (representando a solução inglesa Preactor APS), gestão da distribuição e reabastecimento (Accera DRP e Accera VMI) e visibilidade e integração (Accera DSI).

Com escritórios em São Leopoldo, São Paulo e Colômbia, a empresa tem em sua carteira de clientes nomes como P&G, EMS, Saint-Gobain, L’Oréal, Unilever, Cargill, Bombril, Pirelli e Bayer.

Leia mais 59b1u

NOVOS MERCADOS

Kanamobi contrata diretor de Expansão 3n609

Há 3668 dias
SUPPLY CHAIN

Accera abre na Colômbia v4s

Há 3633 dias
STARTUPS

In Loco Media terá mentoria em Cannes 5f6s29

Há 3629 dias
INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Accera investe na Visor 3a201t

MOBILIDADE

Spring é indicada em guia do Gartner 1kv1

RANKING

GPTW lista melhores de TI para trabalhar 1y2t58

INVESTIMENTO DE R$ 1,1 BI

Unilever: novas fábricas em SP e PE 6i551f