
A UFSC vai abrir em 2018 um campus no Perini Business Park, em ville. Foto: Divulgação.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai abrir em 2018 um campus no Perini Business Park, em ville.
De acordo com a coluna de Claudio Loetz no A Notícia, os cinco diferentes espaços que a UFSC utiliza hoje em ville serão transferidos para o parque.
Ao todo, a universidade conta com 1,8 mil alunos na cidade. A UFSC obteve a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a transferência e deve um contrato de aluguel de cinco anos com o Perini.
Hoje, a UFSC oferece em ville os cursos de engenharia automotiva, engenharia de transportes e logística, engenharia mecatrônica, engenharia de infraestrutura, engenharia aeroespacial, engenharia naval, engenharia ferroviária e metroviária; e bacharelado interdisciplinar em mobilidade.
Além disso, a cidade conta com dois programas de mestrado - em engenharia e ciências mecânicas e em engenharia de sistemas eletrônicos; e uma especialização em ciência e tecnologia.
O novo campus será instalado numa área de aproximadamente 13 mil m².
No Bloco U, que terá quase 9 mil m², haverá 31 salas de aula, um auditório com capacidade para 200 pessoas, oito laboratórios, uma biblioteca de 340 m² e um espaço para a diretoria acadêmica e professores. O Bloco O, Módulo 01 - com 2,5 mil m² - abrigará 36 laboratórios.
O estacionamento oferecerá 670 vagas para alunos, 87 vagas para professores e servidores; e uma área de 1,7 mil m² de testes para carros de competição.
Ao finalizar o projeto da UFSC, o Perini Business Park será o primeiro condomínio multissetorial no país a ultraar os 300 mil m² de área construída.
Com mais de 2,8 milhões de m² de terreno, no Distrito Industrial de ville, o Perini abriga mais de 140 empresas, entre elas Siemens, Buhler, SEW, AllFlex, Brenntag Química e Whirlpool.
A partir do acordo com a UFSC, o ambiente aumenta sua participação como polo de pesquisa no sul do Brasil.
No ano ado, o condomínio lançou, junto com o Inovaparq, parque tecnológico de ville, e o Instituto Miguel Abuab, iniciativa de promoção a inovação ligada ao fundador da Neogrid, um Laboratório de Mineração de Dados em ville.
O objetivo é desenvolver atividades de coleta e análise em bases de dados públicas e privadas que possam ser úteis para as atividades empresariais das empresas da região norte catarinense. A tecnologia utilizada é da Tableau, por meio da parceira Lovedata.