BRASOFTWARE

Transpetro migra sistemas para Azure 1l3s1w

A Transpetro é responsável pelo transporte marítimo do petróleo e derivados extraídos pela Petrobras. 6i57g

13 de julho de 2017 - 17:02
A Transpetro faz o transporte marítimo do petróleo e derivados extraídos pela Petrobras. Foto: Divulgação.

A Transpetro faz o transporte marítimo do petróleo e derivados extraídos pela Petrobras. Foto: Divulgação.

A Transpetro contratou a Brasoftware para um projeto de migração de algumas aplicações para a nuvem Azure, da Microsoft.

Com a iniciativa, a empresa ou a economizar mais que a metade dos gastos com contratos de hosting. 

“Nosso contrato teve, a princípio, uma redução aproximada de custos de 50% com a Brasoftware. Na virada de 2016 para 2017, durante a renovação, tivemos uma redução de outros 10%. Ou seja, reduzimos os custos em mais da metade em relação aos modelos de consumo anteriores à migração para o Azure”, contou Alex Poloni, gerente setorial de infraestrutura de TI da Transpetro.

A empresa de logística e transporte tem como principal cliente a Petrobras. A Transpetro é responsável pelo transporte marítimo do petróleo e derivados extraídos pela estatal brasileira. 

Com mais de 50 pontos de entrega distribuídos pelo país, a empresa tem sede no Rio de Janeiro e circula o combustível produzido pela estatal com uma frota aproximada de 45 navios.

O sistema operacional responsável por garantir o monitoramento de navios e a identificação de possíveis situações de perigo é o SAFE (Sistema de Acompanhamento da Frota e Embarcações). 

Coordenando sensores em cada navio que jogam dados da rota em um banco central, o SAFE ou a ser hospedado dentro da plataforma de nuvem do Microsoft Azure, implementado em parceria com a Brasoftware no final do ano ado.

O projeto inclui a migração para o Azure e a configuração das ferramentas de monitoração da Microsoft que dão visibilidade ao time de TI da transportadora marítima sobre o consumo em tempo real.

“Fizemos a migração de servidores através da mudança da estrutura do banco de dados para a aplicação do Azure com os serviços de máquinas virtuais e de rede. O processo todo foi feito em tempo real, sem necessidade de desligar o serviço, algo previsto no escopo do projeto e premissa básica colocada pelo cliente, já que o SAFE é um sistema de missão crítica”, explicou André Oliveira, gerente de serviços da Brasoftware.

A Transpetro tem 14 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, 47 terminais (20 terrestres e 27 aquaviários) e 56 navios. 

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia tem clientes como BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, UOL e Senai-SP.

Leia mais 59b1u

NUVEM

Acqio: Brasoftware para e na Azure 566v3x

Há 3062 dias
FARMÁCIA

Aché gere amostras grátis com Keyrus 4g2120

Há 3047 dias
ATIVOS

Moinhos Cruzeiro do Sul: SAM com Brasoftware 4a1d1w

Há 3029 dias
VÍDEO

PromonLogicalis oferece sistemas da Kaltura 6k445q

BRASOFTWARE

Grupo Atlântica migra para Windows 10 1cj9

LICENÇAS

Catho gere ativos com Brasoftware 5i3564

BIG DATA

Brasoftware oferece solução da Neoway e52y