SINAL

Torre da Claro é roubada no RJ p2f58

Criminosos depenaram todos os equipamentos, inclusive quadros de energia e cabos. 6r4f2d

20 de dezembro de 2023 - 13:00
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

Uma torre de 10 metros de altura da Claro foi roubada em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na última terça-feira, 19, causando a desativação de um site inteiro da operadora.

Segundo técnicos que acompanharam as autoridades para analisar o acontecido, não há condição de recuperar a infraestrutura, sendo necessário reconstruí-la por inteiro.

Os criminosos teriam roubado todas as placas, equipamentos, quadros de energia e os cabos que ligam a antena do local à rede central da empresa.

Conforme revela o site Tele Síntese, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está apurando o ocorrido e se prontificando para garantir que os usuários da Claro não fiquem sem conexão.

Entre as medidas tomadas pela Claro, por sua vez, está o desvio do tráfego para outros sites.

A Anatel, entretanto, declara que este é um problema de segurança pública que não pode ser resolvido apenas com ações regulatórias das empresas.

A Conexis Brasil Digital, entidade que representa as maiores operadoras do país, acredita que o Rio de Janeiro enfrenta uma “situação ainda muito delicada, que é o bloqueio de o das equipes das prestadoras para a manutenção de seus equipamentos, usados para a prestação do serviço” em determinados locais.

Em nota, a organização afirma que as operadoras ficam sem o aos equipamentos e impedidas de dar a manutenção necessária à prestação do serviço, assim como para a eventual substituição dos itens roubados. 

“Já os consumidores ficam reféns, privados dos serviços ou obrigados a contratá-los de empresas ilegais, controladas pelo crime organizado, sem quaisquer direitos, garantias e sujeitos a preços abusivos”, finaliza a Conexis.

Leia mais 59b1u

SEGURANÇA

Governo lança bloqueio instantâneo de celulares roubados 3l2c5h

Há 521 dias
ATAQUE

CBF tem rede invadida cl4k

Há 536 dias
PHISHING

MGM Resorts estima impacto de US$ 110 mi após ciberataque 2g5b6i

Há 590 dias
SEGURANÇA

Nubank lança recurso “Me Roubaram” 1d262v

MISTÉRIO

Filme de terror com apps de banco chega ao RS 5y4t4u

INVASÃO

Cibercriminosos roubam R$ 350 mil de prefeitura 6h83u