UNIVERSIDADE

TIM tem laboratório de 5G em Campina Grande 213k2y

Ambiente foi criado pela operadora em parceria com o VIRTUS (núcleo de pesquisa e inovação da UFCG) e a Nokia. 2h3t5a

21 de outubro de 2019 - 12:20
A TIM tem um novo laboratório em parceria com o VIRTUS (núcleo de pesquisa e inovação da UFCG) e a Nokia. Foto: Divulgação.

A TIM tem um novo laboratório em parceria com o VIRTUS (núcleo de pesquisa e inovação da UFCG) e a Nokia. Foto: Divulgação.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) agora conta com um TIM 5G Living Lab, ambiente criado pela TIM em parceria com o VIRTUS (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da UFCG e a Nokia.

O projeto utiliza a nova tecnologia em rede real da operadora, conforme licença específica da Anatel. 

A cidade de Campina Grande foi escolhida para abrigar o terceiro laboratório de 5G da TIM no Brasil (o primeiro no Nordeste). O ambiente tem foco na criação de soluções e inovação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de software e automação.

“Com a ativação do terceiro projeto TIM 5G Living Lab, a operadora reitera seu compromisso com o Brasil para o desenvolvimento de aplicações, produtos e serviços de forma a promover desde já a tecnologia e novos modelos de negócios que melhorem a vida das pessoas e impulsionem o desenvolvimento do país frente ao cenário internacional”, afirma Janilson Bezerra, head de inovação e desenvolvimento de negócios da TIM Brasil.

O VIRTUS e o ecossistema de PD&I junto ao Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG vêm desenvolvendo parcerias com empresas de diferentes setores há mais de 15 anos. 

A iniciativa trabalha com projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica com parceiros da indústria, nas mais diversas áreas de tecnologia da informação, comunicação e automação. 

Em parceria com a Nokia, o VIRTUS vem atuando em soluções na área de edge computing e IoT, com foco em diferentes domínios de aplicação, como educação e segurança. 

A partir dessa experiência, o próximo o foi a integração com redes de alta velocidade através do TIM 5G Living Lab.

“A implantação do 5G Living Lab aqui em Campina Grande destaca novamente o pioneirismo da UFCG no desenvolvimento tecnológico regional. Com toda a experiência adquirida em projetos de PD&I no VIRTUS com diferentes parceiros da indústria, esperamos que esse novo lab se torne um vetor de soluções inovadoras, além de potencializar o desenvolvimento científico e tecnológico regional, com impacto nacional e internacional”, detalha Danilo F. S. Santos, presidente do conselho deliberativo do VIRTUS/UFCG.

Leia mais 59b1u

NUVEM

Há 2143 dias
TENDÊNCIA

TIM testa antena de internet 5G em Florianópolis o405z

Há 2197 dias
TELECOM

Eventos esportivos vão impulsionar 5G 634d21

Há 2227 dias
REDES

O Brasil está preparado para o 5G? 163o31

PESQUISA

MIT corta laços com Huawei e ZTE 375k2b

MOBILIDADE

Oi e Huawei levam experiência 5G para Búzios 3ip50

CRM

IFESP troca Salesforce por Bitrix24 13i57

MUDANÇAS

Tendências para data center em 2019 1w6w6z