INOVAÇÃO

TELUS terá hub de pesquisa na USP 1l3cb

Desde 2022 na empresa, Renato Vicente assume a diretoria do projeto. 6d3d1f

20 de março de 2025 - 18:14
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A TELUS Digital, empresa canadense de tecnologia, se uniu à Universidade de São Paulo (USP) para criação de um hub de pesquisa físico no campus da instituição de ensino.

O espaço será liderado por Renato Vicente. Com quase três anos de casa, o executivo ingressou na TELUS em 2022 como sócio de dados e inteligência artificial.

Além disso, Vicente é professor da USP há mais de 20 anos, com foco em disciplinas de sistemas complexos e matemática aplicada.

Segundo o diretor, a decisão de desenvolver um hub faz parte da estratégia de expansão da TELUS Digital para ampliar ainda mais suas pesquisas em IA, bem como contribuir para melhorar a formação de profissionais na área. 

"Nosso objetivo é incorporar perspectivas diversas para mitigar vieses, promover IA responsável e contribuir para o debate global sobre seu potencial. A IA não substituirá as pessoas, mas sim aprimorará suas capacidades", acrescenta Vicente.

Pensando nisso, serão oferecidas 12 bolsas de pesquisa a estudantes. Esses incentivos serão direcionados para cursos de graduação, estudos de pós-doutorado e pesquisadores visitantes. 

Além disso, o centro proporcionará financiamento para pesquisadores em início de carreira, permitindo que conduzam projetos independentes, alinhados com áreas prioritárias de pesquisa.

Parte das bolsas serão destinadas a um fundo voltado para pesquisadores de fora do Brasil. Eles atuarão como mentores para estudantes de graduação, compartilhando suas perspectivas sobre desenvolvimento de modelos de IA, segurança e governança.

Criada em 2005, a TELUS possui dois escritórios, um em Porto Alegre e outro em São Paulo , e conta com 340 colaboradores. Seu hub, TELUS Digital, foi lançado originalmente em 2021.

Já a USP nasceu em 1934 como uma universidade pública mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A instituição oferece 183 cursos de graduação em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos. 

Hoje, é responsável por mais de 20% da produção científica do país.

Leia mais 59b1u

MERCADO

Inovação tem CEP? 1b3e64

Há 66 dias
E-MAIL MARKETING

Dinamize é reconhecida no 10º Prêmio ABComm de Inovação Digital 6k5s4i

Há 70 dias
SOFTWARE

Mirante Tecnologia tem novo head de inovação 4p5w49

Há 72 dias
MODELOS

Como venture studios estão transformando a inovação 46q5s

PORTO ALEGRE

Batistela fica na Procempa 115h52

GOIÁS

UFG desenvolve mais de 60 projetos de IA 6q504k