
Cláudia Alves lidera operação da Tapfin no Brasil. Foto: Divulgação.
O ManpowerGroup, gigante mundial de gestão e contratação de pessoas, trouxe para o Brasil a Tapfin, empresa focada na contratação e gestão de contratos de terceiros.
Com uma equipe de 5 pessoas, a empresa tem como meta conquistar 12 clientes novos até o final de 2015. Para isso, está em contato com clientes já atendidos pelo ManpowerGroup para outros serviços.
A empresa deve ter, pelo menos inicialmente, um foco grande no setor de TI: a líder da operação da Tapfin no Brasil é Cláudia Alves, ex-vice-presidente da CA Technologies na América Latina.
“Pela minha experiência profissional, tenho tendência a focar primeiro em empresas de tecnologia, mas estamos em contato com empresas de varejo, logística e bancos”, revela Cláudia.
Ela atuou na CA durante três anos. Antes, ou 11 anos na Microsoft, em que ocupou cargos como diretora de canais e diretora de serviços de engenharia na América Latina.
Cláudia destaca, no entanto, que Tapfin tem o objetivo de atuar em setores como TI, telecom, construção, grande varejo e comércio, entre outros.
Segundo a executiva, a operação tende a ser bem-sucedida no Brasil, já que o país a atualmente por um período de “fazer mais com menos”, em que a eficiência a a ser um valor estratégico.
“O mercado de atuação da Tapfin no Brasil ainda é embrionário, mas acreditamos que a empresa será uma importante aliada das organizações para manter a força de trabalho ágil e capaz de trazer os resultados esperados”, completa.
A empresa abre as portas no país justamente no momento em que se discute em Brasília uma provável mudança no cenário legal da terceirização, com a abertura da possibilidade de subcontratar inclusive as chamadas “atividades fim” das empresas
A mudança pode colaborar com a Tapfin, mas, segundo Claudia, não é determinante para a operação.
“O projeto ajuda por permitir que a terceirização chegue a mais funções, mas em termos de responsabilidade e gestão, já era importante para as empresas lidar com os processos e documentos por fatores como os riscos de ações trabalhistas”, explica.
Presente no Brasil desde 2000, a ManpowerGroup Brasil possui escritórios nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Jundiaí, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São José dos Campos.
O grupo está presente em 80 países e registrou faturamento de US$ 20,8 bilhões em 2014, um crescimento de 3% em relação ao ano anterior.