Marcelo Cartacho, Rodrigo Cartacho e David Tomasella, sócios da Sympla. Foto: Divulgação.
A startup de eventos online Sympla acaba de adquirir a Eventick, sua principal concorrente.
Na plataforma da Sympla, os usuários podem criar e istrar páginas para seus eventos pela internet, permitindo a venda de ingressos pelo site.
Com a compra, a startup aumenta sua participação em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, onde considera que a Eventick possuía uma fatia relevante do mercado.
Fundada em 2012, em Belo Horizonte, a Sympla oferece ferramentas que vão desde a divulgação e venda de ingressos de uma festa ou show até a gestão dos participantes e a análise de dados sobre eles.
Em junho, a empresa recebeu um aporte de R$ 13 milhões em sua primeira rodada de investimento. Os recursos foram aplicados pela Movile, responsável por marcas como iFood e Rapiddo.
De acordo com a Revista PEGN, a Sympla já registrou quase 90 mil eventos publicados em seu sistema e possui uma rede de 20 mil organizadores ativos.
Ao portal, Rodrigo Cartacho, um dos fundadores da Sympla, relatou que o principal objetivo da compra da Eventick é aumentar a base de consumidores da plataforma.
"A previsão do crescimento de vendas da startup foi de de 140% para 180% com a aquisição da Eventick", diz, em entrevista ao Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Inicialmente, as duas startups continuarão operando lado a lado. Depois, será feita uma mudança gradual da Eventick para a plataforma da Sympla.
“A equipe continuará a mesma e já está, inclusive, trabalhando dentro dos nossos escritórios”, afirma o executivo.
Hoje a empresa conta com escritórios em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Goiânia. O plano é expandir para 10 novas capitais no próximo ano.
O mercado brasileiro de divulgação de eventos online também é alvo da americana Eventbrite. Em junho, a empresa nomeou o português Hugo Bernardo como seu country manager no Brasil. Até então, a liderança das operações no país era responsabilidade de Pablo Aquistapace, gerente geral para a América Latina.
Até julho de 2017, o plano da empresa é duplicar a quantidade de eventos que usam a plataforma. Entre outubro de 2015 e junho deste ano, a Eventbrite registrou 30 mil eventos do Brasil, que venderam ou distribuíram 1,5 milhão de ingressos.
No mundo, em 2015, a Eventbrite intermediou eventos que reuniram 38 milhões de participantes, e atingiu o movimento semanal de 2 milhões de ingressos vendidos.