
O Sulpetro lançou o Programa + Revenda, que vai utilizar o software Scopi. Foto: tristan tan/Shutterstock.
O Sulpetro (Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Estado do Rio Grande do Sul) lançou o Programa + Revenda, que vai utilizar o software Scopi para incentivar a melhoria da gestão nos estabeleciomentos.
A iniciativa quer auxiliar os associados na gestão dos postos de combustíveis, com o intuito de garantir um negócio sustentável por meio de um sistema que se baseia no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade.
A expectativa do programa é que 20 postos de gasolina comecem a usar o Scopi ainda neste ano.
O Scopi conta com painéis de controle e avisos por e-mail que permitem que os gestores acompanhem as metas e os planos de ação. Todas as ações são integradas ao mapa estratégico de cada empresa.
“O baixo desenvolvimento gerencial das revendas afeta a qualidade dos serviços prestados. O programa, além de capacitar profissionais e revendedores, facilitará a implantação de uma gestão mais eficaz”, comenta o presidente do Sulpetro, Adão Oliveira.
A Scopi Sistemas, de Taquara, no Rio Grande do Sul, nasceu como um produto da TCA, que tem 27 anos de existência e foco em serviços de internet. Depois do lançamento do sistema, a empresa se dividiu para não confundir os canais e ter uma startup focada no software.
O Scopi é um software de planejamento e acompanhamento que integra estratégias, metas, projetos, processos e pessoas. Hoje o sistema conta com pouco mais de 12 mil usuários. Entre as empresas que usam a ferramenta estão Sicredi, Unimed, RedeTV e Previsul.
Fundada em 1958, a Sulpetro conta hoje com aproximadamente 850 postos associados.
No ano ado, as vendas dos postos de combustíveis atingiram 144,575 bilhões de litros, uma alta de 5,3% em relação a 2013, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).