.jpg?w=730)
Foto: divulgação.
A Starbucks, maior cadeia de cafeterias do mundo, criou uma loja virtual com a plataforma Adobe Commerce em projeto desenvolvido pela Webjump, agência especializada em e-commerce comprada pela Como no ano ado.
Batizado de Starbucks Coffee At Home, o e-commerce vende para todo o território nacional os cafés de marca própria, bem como produtos em parceria com a Nestlé, através das marcas Nespresso, Nescafé e Dolce Gusto.
A loja virtual é a primeira da rede no mundo. Nos demais países, os produtos Starbucks são comercializados apenas em marketplaces.
“Houve uma expansão da marca no Brasil. As lojas surgiram nas mais importantes cidades do país. As pessoas aram a consumir os nossos produtos e enxergamos a necessidade de expansão do portfólio, com o e-commerce”, explica João Kalil, e-business de café e bebida da companhia.
A Starbucks precisava de uma loja com performance e que atendesse as normas de segurança no processo de compra on-line exigidas pela empresa, além de um layout que seguisse o padrão da rede.
“Tivemos uma preocupação grande para potencializar o Experience (UX), com boas sugestões, pensando fora da caixa e sempre levantando questionamentos para enriquecer ainda mais o projeto”, conta Erick Melo, Chief Commercial Officer da Webjump.
Segundo João Paulo Vezzoli Júnior, retail director na Adobe, o resultado foi um e-commerce customizável e que proporcionou autonomia à Nestlé para fazer atualizações.
“Além disso, o site é integrado com todas as logísticas e pagamentos de forma dinâmica. Com uma equipe 100% dedicada, o resultado é um ambiente digital elegante, moderno e que encanta os usuários ao transmitir os valores da marca”, destaca Vezzoli.
Com o e-commerce já em funcionamento, o serviço começou a despertar o interesse das outras unidades da Starbucks.
“O mundo está olhando o que estamos fazendo aqui. Existem conversas e percebemos que há um interesse. Isso é satisfatório, porque mostra a importância do nosso trabalho. Nosso e-commerce está em constante evolução e sempre trazendo novas experiências”, ressalta Kalil.
O próximo o é lançar novos conteúdos no portal, como páginas imersivas sobre receitas, campanhas e torras.
Fundada em 1971, a Starbucks tem sede em Seattle, nos Estados Unidos, com mais de 383 mil funcionários e receita anual de US$ 29 bilhões. No Brasil, onde hoje tem mais de 120 lojas, a empresa vendeu toda a sua operação para a SouthRock em 2018.
Já a paulistana Webjump foi fundada em 2007, como uma parceira da plataforma de e-commerce open source Magento.
A Adobe comprou a Magento em 2018 por R$ 1,68 bilhão, movimentação que colocou a Webjump diretamente no nível gold do seu programa de parceiros no país. Hoje a integradora é a única Adobe Gold Partner com selo Specialized Commerce na América Latina.
No portfólio da empresa, estão clientes como Alpargatas, Ambev, Nestlé, Havan, Bunge e BRF.