TRABALHO

Spotify não tem planos de abolir home office 6k2235

Plataforma de streaming diz que quer tratar seus funcionários “como adultos”.  331w2e

11 de outubro de 2024 - 14:46
Katarina Berg (Foto: Divulgação)

Katarina Berg (Foto: Divulgação)

O Spotify não tem planos de tratar seus funcionários como “crianças ao eliminar o modelo de home office para controlá-los e privá-los de sua liberdade e conforto”.

A afirmação foi feita por Katarina Berg, Chief Human Resources Officer (CHRO) da empresa, em entrevista ao Raconteur.

“Somos um negócio digital desde nosso nascimento, então porque não devemos dar ao nosso pessoal flexibilidade e liberdade? Trabalho não é um lugar ao qual você vai, é algo que você faz”, disse Berg.

Apesar da crença que parece ser rara no mercado pós-pandemia entre as grandes empresas, a executiva reconhece as limitações do modelo de trabalho.

“É mais difícil e todos nós temos dificuldade em colaborar em um ambiente virtual. Mas isso significa que vamos começar a forçar as pessoas a virem ao escritório assim que houver uma nova tendência nesse sentido? Não”, decretou a executiva.

O home office teve um efeito positivo na retenção da plataforma. 

A chamada taxa de atrição, uma métrica sobre a quantidade de profissionais que deixam a empresa, foi 15% menor no segundo trimestre de 2022 em comparação a 2019. Outro ponto foi a melhoria na diversidade dos colaboradores.

Neste cenário, a estratégia do Spotify também inclui usar formas de encorajar sua equipe a ir ao escritório às vezes. Isso é feito por meio de sessões de música com pop stars, por exemplo.

TENDÊNCIA

Com a declaração de Berg, o Spotify está na contramão do que tem sido implementado em outras empresas.

A plataforma de streaming de música adotou o regime work from anywhere, como muitas outras companhias do mercado, em decorrência dos novos hábitos gerados pela pandemia de Covid-19.

Segundo aponta o Yahoo, nesse meio tempo algumas companhias optaram por deixar o home office em tempo integral para adotar um modelo híbrido, enquanto outras cortaram de vez o regime.

Em setembro, o Baguete noticiou, por exemplo, que a Amazon está de volta ao sistema tradicional de trabalho presencial cinco dias por semana. 

A decisão não agradou a força de trabalho da companhia: 91% dos funcionários se dizem descontentes com a medida e 73% afirmaram estar pensando em trocar de emprego.

Ainda em 2022, Elon Musk, conhecido por suas polêmicas, chegou a enviar um e-mail aos colaboradores da Tesla decretando que o “trabalho remoto não é mais aceitável” e que, “qualquer um que queira fazer trabalho remoto deve fazer um mínimo de 40 horas de trabalho no escritório ou deixar a Tesla”.

Fundado em 2008, o Spotify é considerado o serviço de streaming de música mais popular e usado do mundo. No primeiro trimestre deste ano, o app registrou 615 milhões de usuários ativos. Sua receita cresceu 20%, para € 3,6 bilhões, em relação a 2023.

Leia mais 59b1u

ENDEREÇO

Blip vai para o escritório do Twitter 35i3g

Há 236 dias
RTO

Dell: comercial trabalha no escritório 28664j

Há 240 dias
CLIMA

Funcionários da Amazon estão fulos 4j2yp

Há 241 dias
REGRAS

CLT pode mudar o trabalho no Brasil d3d1s

ENTREGAS

CEO da Amazon quer funcionário no escritório... 494l2i

HOME OFFICE

Trabalho presencial entra, funcionários saem 4e37