Daniel de Rosa, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Operações da Sompo.
A Sompo, uma das maiores empresas do setor de seguros no Brasil, começou um projeto de análise de dados e inteligência artificial com tecnologias da Palantir.
Em nota, a Palantir frisa que é o primeiro contrato da empresa no setor de seguros no Brasil, e uma extensão do trabalho já feito na matriz da Sompo, no Japão.
O segmento de Seguro de Transporte, por exemplo, no qual a Sompo lidera o mercado brasileiro desde 2017, foi o primeiro a contar com a solução implementada em processos de precificação.
Modelos inteligentes interpretam uma quantidade significativa de documentos físicos e de dados; e propõem valores mais adequados, com base em uma avaliação do contexto histórico e possíveis fatores de risco.
“Na Sompo, estamos em um processo de transformação digital bastante relevante onde conseguimos combinar o potencial da IA com a expertise de uma equipe com profundo conhecimento nas áreas técnicas. Isso traz uma série de benefícios para a companhia, parceiros de negócios, clientes e para o segmento como um todo”, ressalta Daniel de Rosa, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Operações da Sompo.
Nesse processo, foram utilizadas a plataforma de operações de dados Palantir Foundry, e a plataforma de IA, Palantir Artificial Intelligence Platform (AIP). O projeto deve durar ainda três anos.
Com uma receita de US$ 2,2 bilhões em 2023, a Palantir não chega a ser uma gigante, mas é uma empresa com muita visibilidade, pelo menos nos Estados Unidos (nem tanto assim no Brasil).
A empresa foi fundada por Peter Thiel, um dos fundadores do Paypal e uma figura conhecida e polêmica do meio de tecnologia americano.
Cerca de 40% da receita da empresa vem do governo americano, que usa tecnologia da Palantir para localizar alvos e controlar o fluxo migratório, o que já envolveu a empresa em algumas polêmicas.
No Brasil, o contrato com a Sompo é a primeira vez que a reportagem do Baguete tem notícia de uma atuação local da empresa.
“Esse contrato reflete nosso investimento consistente em aumentar a presença local no país. Nosso sistema operacional de IA já roda em importantes organizações do país, desde o setor de saúde pública até agências de educação, ando pelo varejo e turismo”, garante Eduardo Esteve, VP para América Latina da Palantir (que, aliás, trabalha baseado em Londres).