SEGUROS

Sompo usa Palantir no Brasil 2k1l33

É o primeiro contrato da empresa de análise de dados e IA que se tem notícia no país. 3m4h4h

28 de agosto de 2024 - 09:29
Daniel de Rosa, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Operações da Sompo.

Daniel de Rosa, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Operações da Sompo.

A Sompo, uma das maiores empresas do setor de seguros no Brasil, começou um projeto de análise de dados e inteligência artificial com tecnologias da Palantir. 

Em nota, a Palantir frisa que é o primeiro contrato da empresa no setor de seguros no Brasil, e uma extensão do trabalho já feito na matriz da Sompo, no Japão. 

O  segmento de Seguro de Transporte, por exemplo, no qual a Sompo lidera o mercado brasileiro desde 2017, foi o primeiro a contar com a solução implementada em processos de precificação. 

Modelos inteligentes interpretam uma quantidade significativa de documentos físicos e de dados; e propõem valores mais adequados, com base em uma avaliação do contexto histórico e possíveis fatores de risco.

“Na Sompo, estamos em um processo de transformação digital bastante relevante onde conseguimos combinar o potencial da IA com a expertise de uma equipe com profundo conhecimento nas áreas técnicas. Isso traz uma série de benefícios para a companhia, parceiros de negócios, clientes e para o segmento como um todo”, ressalta Daniel de Rosa, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Operações da Sompo.

Nesse processo, foram utilizadas a plataforma de operações de dados Palantir Foundry, e a plataforma de IA, Palantir Artificial Intelligence Platform (AIP). O projeto deve durar ainda três anos. 

Com uma receita de US$ 2,2 bilhões em 2023, a Palantir não chega a ser uma gigante, mas é uma empresa com muita visibilidade, pelo menos nos Estados Unidos (nem tanto assim no Brasil).

A empresa foi fundada por Peter Thiel, um dos fundadores do Paypal e uma figura conhecida e polêmica do meio de tecnologia americano.

Cerca de 40% da receita da empresa vem do governo americano, que usa tecnologia da Palantir para localizar alvos e controlar o fluxo migratório, o que já envolveu a empresa em algumas polêmicas.

No Brasil, o contrato com a Sompo é a primeira vez que a reportagem do Baguete tem notícia de uma atuação local da empresa. 

“Esse contrato reflete nosso investimento consistente em aumentar a presença local no país. Nosso sistema operacional de IA já roda em importantes organizações do país, desde o setor de saúde pública até agências de educação, ando pelo varejo e turismo”, garante Eduardo Esteve, VP para América Latina da Palantir (que, aliás, trabalha baseado em Londres). 

Leia mais 59b1u

APLICAÇÕES

Sompo gere APIs com Sensedia 5h255o

Há 436 dias
CARREIRA

Esposito, ex-Sompo, assume segurança no QuintoAndar 1hm2n

Há 1438 dias
GPS

GM vendeu dados para seguradoras 5g4m6g

Há 282 dias
LIDERANÇA

GFT anuncia novo VP de negócios no Brasil 1c42i

SAÚDE

Seguros Unimed combate fraudes com Neurotech 354x4o

EXPANSÃO

Redtrust chega ao Brasil h4g4