
A paulista Prime desenvolveu uma ferramenta open source que auxilia a elaboração de estimativas de tamanho funcional de projetos de software, baseada na técnica de Análise de Pontos de Função estabelecida pelo IFPUG (International Function Point s Group).
O APF Prime Light foi criado com base no software público Jaguar e incorpora as operações básicas para identificação das funções de dados e transações, estabelecimento de sua complexidade, cálculo de pontos de função brutos e ajustados.
Além disso, permite a simulação do esforço necessário para seu desenvolvimento a partir da aplicação do IP (Índice de Produtividade) da empresa.
O APF Prime Light incorpora ainda a técnica estabelecida pela NESMA (Netherlands Software Metrics Association), voltada para medir o tamanho de projetos de melhoria de software.
Registrado como o primeiro sistema desenvolvido em Jaguar, o APF Prime Light está disponível para no Portal do Software Público Brasileiro, na comunidade do Jaguar, assim como o próprio framework de desenvolvimento Java.
O Jaguar é um framework de integração de última milha, gratuito em licença GPLv2 e GPLv3, criada a partir do software jCompany Developer Suite da PowerLogic.