
Roberto Luciano Clementi, diretor de operações da Sofhar
A curitibana Sofhar, que este ano projeta crescer em torno de 35%, acaba de incluir na estratégia a mira no exterior: a empresa firmou uma parceria de olho no mercado norte-americano.
O acordo foi fechado com a UCLA (Universidade da Califórnia, de Los Angeles), que irá fazer um estudo de projeção de mercado para a companhia.
O trabalho, que deve ser concluído até o fim deste ano, prevê o início da oferta da empresa nos EUA em 2012.
“Alunos de MBA da universidade vão estudar a viabilidade de negócio para nós. A princípio, deveremos ofereceremos serviços de desenvolvimento de software às empresas norte-americanas”, explica Roberto Luciano Clementi, diretor de operações da Sofhar.
E como vantagem para se destacar no mercado internacional, os curitibanos apostam em sua certificação CMMI 3.
Para o presidente da companhia, Wilmar Prochmann, também vai garantir diferencial à empresa a titulação ISO 9001: 2008.
“Ter as certificações fazem a diferença para conquistar clientes fora das fronteiras brasileiras. O CMMI 3, por exemplo, é garantia de que nossa fábrica de softwares vai orientar processos seguindo padrões mundiais”, esclarece o executivo.
Atualmente, a Sofhar atende a uma carteira de cerca de 500 clientes ativos.
A companhia é especializada em outsourcing, integração, colaboração, fábrica de software, desenvolvimento de soluções, consultoria em gestão pública e privada, infraestrutura, e, treinamento e certificação de profissionais em TI.
Nova sede
Neste fim de semana, a Sofhar também inaugura novas instalações na capital paranaense.
A empresa vai para o Tecnoparque da PUC-PR.
“Vamos desenvolver, na prática, a aproximação entre a demanda do mercado e a produção acadêmica”, afirma Prochmann. “É uma parceria na qual ambas se comprometem a promover cooperação técnica, inovação e treinamento”, complementa.
O acordo com a UCLA, aliás, é uma iniciativa provinda da aproximação com a universidade curitibana, segundo o presidente.